Índice do Artigo

Internet

Posts privados no Instagram podem ser acessados através do código HTML

Truque também funciona com o Stories do Instagram e até mesmo com o Facebook

Posts privados no Instagram podem ser acessados através do código HTML
Créditos: Trainiac

Segundo o BuzzFeed News, os posts do Instagram privados não são exatamento privados e podem ser acessados por qualquer pessoa. Fotos e vídeos em contas privadas podem ser acessados por meio de um truque de HTML. Segundo o site, o truque também funciona com o Stories do Instagram e até mesmo no Facebook. Na imagem abaixo é explicado como é possível se aproveitar da vulnerabilidade.

Para conseguir visualizar um perfil privado, basta acessar e inspecionar a página. A partir daí é ficar de olho nos vídeos e imagens carregados, copiar o URL e abrir no navegador ou compartilhar para ser aberto no aplicativo. Deixar um perfil em privado serve, na teoria, para manter a privacidade de alguém na rede social, mas com uma simples procura nos códigos, alguém pode acabar acessando a página que deseja e conseguindo visualizar o conteúdo.

Instagram vai permitir que usuários
sinalizem conteúdos publicados com Fake News

A pior parte é que esse método funciona até mesmo quando imagens e vídeos nas histórias de um perfil privado do Instagram expira ou é apagado. Os arquivos continuam armazenados por alguns dias e podem ser compartilhados livremente com quem não segue o perfil dono. Além disso, o BuzzFeed News conta que o Instagram não monitora quem vê as histórias através do URL, por isso, quem conseguir o endereço pode acessar sem ser descoberto.

Apesar da gravidade da falha, Instagram e Facebook ainda não se pronunciaram. Vale lembrar que o Facebook é dono do Instagram e foi responsável pelo vazamento de dados de seus usuários, resultando em uma multa de U$ 5 bilhões. O próprio Mark Zuckerberg, CEO e fundador da empresa, disse que o Facebook tem o compromisso de proteger os dados dos usuários e, caso não sejam capazes de fazer isso, não são merecedores de atender ao seus clientes.

A atualização mais recente da rede social foi para um de seus inúmeros apps, o Dating. O Tinder do Facebook agora permite integração com o Instagram, acrescentando novas funcionalidades de paquera.

Via: BuzzFeedNews