O Instagram vai começar a permitir que os usuários coloquem uma "tag", ou um aviso, em postagens que são notícias falsas. As fake news começaram a se espalhar massivamente nos últimos anos, muito impulsionadas pelas redes sociais. Diversos meios já estão trabalhando para minimizar a distribuição descontrolada desse tipo de conteúdo, e agora chegou a vez da rede de compartilhamento de fotos tomar atitudes em respeito ao assunto.
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As ações para controlar as notícias falsas começaram pela rede social Facebook, que foi um dos principais alvos para impulsionar as fake news. Recentemente a rede social baniu uma página de extrema-direita da Europa que estava compartilhando conteúdos com notícias falsas para cerca de um bilhão de pessoas. Além de banir os usuários responsáveis pelos conteúdos, estão sendo adotadas medidas para que os conteúdos tenham o menor alcance possível.
"Este é um passo inicial, enquanto trabalhamos em direção a uma abordagem mais abrangente para combater a desinformação" - Stephanie Otway, porta-voz do Facebook
"Este é um passo inicial, enquanto trabalhamos em direção a uma abordagem mais abrangente para combater a desinformação" - Stephanie Otway, porta-voz do Facebook
O recurso para impedir o maior alcance das fake news vai começar a ser testado pelos usuários do Instagram dos Estados Unidos. Quando um conteúdo for notificado como falso ele não irá ser retirado da página em que foi postado, mas vai ser bloqueado da aba 'explorar' e também não irá aparecer nas pesquisas com hashtag. O objetivo é fazer com que menos pessoas tenham acesso a essa informação falsa que está sendo repassada, diminuindo os impactos dela.
Ainda não está claro quais serão os critérios avaliativos da rede social para confirmar se o conteúdo notificado é de fato falso, ou não. Apesar disso, o Instagram tem uma grande rede de parceiros responsável pela checagem de fatos, com cerca de 54 equipes, que trabalham em mais de 42 idiomas diferentes. Possivelmente a rede social vai usar desse recurso para verificar as notificações dos usuários.
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O Instagram não estava no centro das atenções por aparentemente não ser tão amplamente utilizado. Apesar disso, uma nova pesquisa encomendada pelo Comitê Seleto de Inteligência do Senado dos EUA apontou que os usuários Russos estavam considerando o próprio Instagram como método mais efetivo para o compartilhamento de informações falsas do que o Facebook.
Via: b9, Reuters