Índice do Artigo

Ciência

Drones são usados para caçar meteoritos no deserto da Austrália

Pesquisadores desenvolveram sistema de IA integrado a drones para localizar as pedras do espaço

Drones são usados para caçar meteoritos no deserto da Austrália
Créditos: Curtin University/Reprodução

Parece que ser piloto de drone virou realmente um bom investimento profissional. Antes visto como algo futurista, hoje ele é empregado em diversos setores, do audiovisual à construção civil, passando pela segurança (usado em monitoramento de áreas e multidões) e até em guerras.

E agora pode se acrescentar mais uma atividade ao hall de possibilidades para quem opera essas máquinas: caça de meteoritos.

A equipe de pesquisadores australiana da Curtin University, começou a utilizar os drones para localizar a posição de queda de meteoritos. Utilizando um sistema de observação chamado Desert Fireball Network (DFN), foi possível em apenas três dias localizar uma estrela cadente que havia caído em uma região desértica.

Caçadores de meteoritos

O sistema foi criado para facilitar a busca desses meteoritos em grandes áreas. Já existem diversos sistemas que são utilizados para essa finalidade, mas ainda assim o trabalho é muito árduo. Com a aplicação do DFN, utilizando os drones, são feitas análises de imagens através de inteligência artificial, o que otimiza o trabalho e encurta o tempo de procura.

O processo foi desenvolvido a partir do treinamento de um algoritmo de rede neural, feito especificamente para localizar esses corpos celestes. Através de imagens de outros meteoritos e dos locais onde eles colidiram com a Terra, o sistema automatizado foi programado para procurar e reconhecer os seus alvos. 

Com alguns testes utilizando diferentes câmeras e drones, em apenas três dias os pesquisadores conseguiram localizar uma dessas pedras advindas do espaço. Um meteorito pesando 70 gramas foi encontrado por eles no dia seguinte, confirmando a eficiência do sistema.

Empolgados com o resultado, os pesquisadores continuarão utilizando o DFN para caçar mais meteoritos – e agora com mais precisão e rapidez. 

Processos como esse estão se tornando cada vez mais comuns, integrando tecnologias que antes não pareciam tão óbvias com a pesquisa de campo. Com isso, novas possibilidades são abertas para a aplicação de drones em diversos campos que antes não eram imaginados.

Via: Curtin University