Imprimimos o Drogon em homenagem ao último episódio de Game of Thrones

Imprimimos o Drogon em homenagem ao último episódio de Game of Thrones

Depois de 68 horas de impressão, o dragão finalmente nasceu

Quem acompanha o site já sabe que temos uma impressora 3D na redação e estamos nos aventurando com impressões cada vez mais desafiadoras. Recentemente trouxemos dicas de impressão 3D comentando as principais dificuldades enfrentadas por nós e as barreiras que precisam ser derrubadas pelos iniciantes.

Impressora 3D FlashForge Inventor - Link de compra

Passadas essas primeiras etapas, você está livre para fazer peças incríveis, como foi o caso da nossa mais recente: um dragão de Game of Thrones ainda filhote. Tem muita configuração para você acertar, impressão 3D não é só pegar e sair imprimindo, se eu tentasse fazer essa peça assim que a impressora chegou, com certeza não conseguiria.

Como sou fã de Game of Thrones e a série está chega ao seu fim hoje, resolvi fazer uma homenagem ao dragão mais popular da atualidade. Gostaria de compartilhar minhas opiniões sobre o final da produção da HBO e essa fera dos sete reinos, mas tenho certeza que alguém não curtiria os spoilers. De toda forma, fico feliz em anunciar que a impressão foi um sucesso! Compartilho abaixo como foi o processo e os passos seguidos por mim, caso você queira fazer o mesmo é só ficar de olho. Logo abaixo deixo o trailer do último episódio, só pelo hype.


Como imprimir o Drogon filhote?

Eu utilizo a FlashForge Inventor, uma impressora de dois bicos capaz de entregar bastante precisão, como vocês podem ver pela peça que saiu. Antes de fazer as configurações, busquei no site Thingiverse, que reúne várias modelganes e artes grátis para impressão, e achei o Drogon bebê. Curti muito a quantidade de detalhes. O objeto foi criado e compartilhado pelo usuário Zeke Asakura.

Mas como impressão 3D é muito mais do que só ter a o objeto, aqui vai o passo a passo do que fiz.

    1. Baixei o Drogon no Thingiverse
    2. Calibrei a impressora, ajustando a distância do pino para a base. Esse é um passo que julgo difícil e fundamental, já que poucos milímetros trazem muita diferença na qualidade da impressão e podem fazer com que ela estrague depois de horas.
    3. Equipei a impressora com material PLA vermelho. Cheguei a pensar em imprimir em preto, mas decidi pelo vermelho porque posso pintar de preto os detalhes que julgar necessário depois. (caso eu venha a pintar)
    4. Nas configurações do arquivo, já na prévia da impressão, coloquei preenchimento (infill) de 25%, imaginei que já seria suficiente. As recomendações eram de 30%, mas não vi algo que justificasse isso, e como 5% a menos é capaz de reduzir o tempo em umas 7 horas, valeu a pena.
    5. Coloquei a plataforma para aquecer a 55ºC, geralmente 50ºC já é bom para PLA, mas gosto de elevar um pouco para garantir que a peça fique bem fixada e não corra o risco de descolar em algum momento da impressão. Muitas pessoas com outras impressoras, como a Creality CR-10, utilizam cola bastão, mas a Inventor já vem com mais aderência e elevando um pouco a temperatura da plataforma já fica bom.
    6. Diminuí a velocidade da impressão para ter mais precisão.
    7. Estudei a possibilidade de imprimir com suportes, até comecei, mas vi que daria muito errado, então parei.
    8. Fora isso, aqui estão todas as configurações utilizadas por mim: 

 

Heigh Fill Speed Temperature
Layer Height: 0,08 Fill Density: 25% Print Speed: 40mm/s Right Extruder: 205º
First Layer Height: 0.20 Fill Pattern: Hexagon Travel Speed: 70mm/s Plataform: 55ºC


Por fim, dei ok na impressão e esperei as 58 horas de tempo estimado, mas só consegui retirar a peça depois de 63 horas e 47 minutos. Curti bastante o resultado, o objeto 3D é incrivelmente bem detalhado e a impressora conseguiu reproduzir isso sem problemas. Na parte de dentro do ovo, passando a mão, dá pra sentir o dedo deslizar, de tão liso que ficou por causa da altura das camadas.

Outro destaque é o peito do dragão, que tem certa porosidade e dá pra enxergar cada escama do peito dele. E para ela ficar ainda melhor, teria que ser feito um trabalho de pintura, uma possibilidade que ainda estou estudando. Dessa forma ele já é interessante, e já confere um item diferenciado de uma série que curto muito.

No primeiro artigo que fizemos aqui, comentamos a ajuda de Rodrigo Botelho, que tem um canal no YouTube e faz um trabalho de pintura sensacional. É com ele com quem vou pegar umas dicas para pintar se for o caso, mas até lá, estou bastante satisfeito com o resultado. Foi a impressão mais demorada, com o maior número de polígonos e que exigiu precisão nas configurações.

Impressora 3D FlashForge Inventor - Link de compra

Se você curte impressão 3D, compartilha aqui nos comentários a sua experiência e não deixe de seguir a gente, estamos sempre imprimindo algo e de tempos em tempos compartilhamos aqui no site e no canal no YouTube. O vídeo abaixo conta nossas primeiras impressões em duplo sentido, em experiência e em objetos 3D.