Índice do Artigo

Apple

Abrimos o iPhone Fake e descobrimos o que ele escondia

Nos deparamos com um processador de baixíssimo desempenho e um conjunto fajuto de câmeras

Depois de fazer uma breve review de um iPhone fake, chegou a hora de ver como foi a engenharia por trás deste celular fajuto. Pegamos nosso kit iFixit específico para abrir o dispositivo e investigamos as entranhas dele.

Réplicas como estas costumam ter os dados de sistema alterados para indicar especificações que não correspondem às reais do aparelho. O produto é construído em cima da carcaça de outro, basicamente é dada uma roupagem diferente para ele.

Só para lembrar, o celular que foi aberto era para ser parecido com o iPhone 12 Pro Max, incluindo seu design com bordas chatas e seu conjunto de câmeras triplo e grande.


Especificações Fakes

O iPhone fake tem várias camadas de falsificação, não só o seu design é completamente fajuto, mas o próprio sistema traz mentiras que não tem como serem ignoradas. O sistema foi modificado para apresentar especificações melhores do que as que ele tem de fato.

Instalando o aplicativo Aida64, que traz uma ficha técnica do aparelho, vemos que o sistema aponta um celular muito superior ao o que ele é de fato. Ele chega a indicar um MT6889, o processador de topo Dimensity 1000 da Mediatek que tem desempenho entre o Qualcomm Snapdragon 845 e o 855.

O iPhone Fake diz ter o processador Dimensity 1000, mas passa longe

Também a bateria se mostrou extremamente suspeita, isso porque o sistema lista incríveis 5600mAh. Isso é suspeito porque celulares com baterias do tipo, como os da Doogee, acabam ficando muito grandes por conta do tamanho do componente.

Desta forma, sabíamos que ou estávamos diante de uma grande inovação capaz de reduzir o tamanho das baterias e melhorar seu aproveitamento ou de mais uma grande mentira. Só abrindo para descobrir, algo que fizemos e não nos surpreendemos tanto com o resultado.

Nós utilizamos o iPhone 12 Pro Max aqui dentro da redação para diversas fotos e capturas de vídeo, a qualidade de imagem do smartphone da Apple realmente se supera em muitos cenários. Já a do fake, podemos dizer que ela não é tão boa quanto, é um pouco inferior.

O original traz um conjunto triplo de câmeras com 12MP, uma principal wide, outra teleobjetiva e ainda uma grande-angular.

O produto importado por nós também indicava três câmeras traseiras pelo design, apesar de o aplicativo nativo não apresentar nenhum outro modo de foto além do padrão. Depois de abrirmos o dispositivo, não demorou muito pra gente descobrirmos a verdade.


Especificações reais

Assim que eu abri a traseira do celular uma bateria ficou exposta e revelou a verdadeira carga do dispositivo. Um pouco longe dos incríveis 5600mAh, este dispositivo incrível veio equipado na verdade com 3000mAh.

Os 5600mAh seriam suficientes para cerca de três dias de uso, já os 3000mAh servem para no máximo um dia de uso moderado. Lógico, isso acaba variando de acordo com a gestão de energia por software das fabricantes.

Sobre os módulos de câmera, descobrimos que não passava de uma pequena peça com três buracos encaixados na traseira. Ao menos a cola utilizada era boa.

O que mais chamou atenção foi o processador, que realmente ficou longe do Dimensity 1000 que é mencionado na lista de especificações.

No fundo, encontramos um Unisoc Tiger Spreadtrum SC7731E, presente em celulares simples como Nokia C1, Multilaser E, Multilaser E Lite, Multilaser F e outros que ficam na casa dos R$500.

É comum que estes fakes sejam feitos utilizando o corpo de outro celular, e nesse caso um dos mais semelhantes com o mesmo processador é o Blackview Oscal C20.

Outro candidato para esta engenharia é o HiSense U50 que traz cores semelhantes e um módulo de câmera traseira muito parecido para não dizer igual.

Outro ponto curioso é que por baixo do notch fake o formato é de gota d’água assim como nestes dois modelos citados aqui.

Por último, a memória RAM é de fabricação da Samsung e traz a marcação: SAMSUNG 440 KMR310001M-B611 GGIVD68H. Infelizmente, não consegui decifrar a quantidade de GB a partir desta informação, já que não achei a peça online e nem um bom conteúdo (nem mesmo na gringa) explicando como decifrar a sequência.

Você pode conferir mais detalhes sobre o iPhone 12 Pro Max fake neste outro artigo.

Via: Chip Guider