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PROCON notifica Huawei, Google e lojistas sobre a situação dos smartphones sem Android

O objetivo da notificação é garantir que os consumidores não sejam prejudicados

PROCON notifica Huawei, Google e lojistas sobre a situação dos smartphones sem Android
Créditos: Mundo Conectado

O PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo entrou em contato com a Huawei, Google e alguns varejistas que comercializam os produtos, para entender a situação dos smartphones vendidos no Brasil, depois da decisão da Google em não prestar mais suporte do sistema operacional Android para a chinesa. A notificação foi enviada na última quinta-feira (30) e busca uma posição das empresas para dar alguma segurança aos consumidores.

A inclusão da Huawei na “lista negra” de empresas que fazem negócios com os EUA, rompeu os comércios com diferentes setores de tecnologia, entre eles está a Google, dona do sistema operacional usado nos smartphones da empresa. Ela anunciou logo depois do ofício do governo dos EUA que não iria mais certificar novos aparelhos chinesa com o sistema operacional e, não vai mais fornecer as atualizações em seus dispositivos. Para entender melhor a situação entre a Huawei e os EUA veja o vídeo abaixo:

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O objetivo da notificação não é parar as vendas, mas sim entender a situação, para que os consumidores brasileiros não saiam lesados pela compra. O órgão procura algum tipo de garantia de ressarcimento, tanto pelas principais partes envolvidas, como pelas lojas que estão comercializando os produtos. Na nota, o PROCON SP deixa claro: “O objetivo das notificações é resguardar os direitos dos consumidores e garantir que não sejam prejudicados”.

O PROCON informou que além de notificar as principais envolvidas na situação, Google e Huawei, o órgão também enviou o ofício para algumas varejistas, entre elas: B2W, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Fast Shop, Carrefour e Walmart. Além das operadoras: Oi, Claro, Tim, Vivo e Nextel, já que elas também estão comercializando os aparelhos da empresa.

Das lojas mencionadas acima, algumas já se posicionaram sobre a situação. O Walmart foi o único varejo que declarou que nunca comercializou os produtos da chinesa, ele de fato não estava na lista de parceiros do Brasil da Huawei. Procuradas pelo Estadão, a Vivo informou que irá prestar os esclarecimentos necessários para o PROCON, enquanto a TIM disse que já prestou explicações para o órgão.

O Google respondeu com a mesma declaração oficial: “manter telefones seguros e atualizados é do interesse de todos; continuaremos a manter atualizações e patches de segurança para os modelos existentes pelos próximos 90 dias”, sem dar mais detalhes sobre como a situação vai ficar depois desse período. A Huawei disse que todos os smartphones que estão em circulação não serão afetados pelo rompimento com o sistema Android. “Todos os smartphones que já foram vendidos e aqueles que estão atualmente à venda, e em estoque, poderão ser usados normalmente e não serão afetados.”

A chinesa já informou que está trabalhando em um sistema operacional próprio, HongmengOS, que deve ser utilizado como um plano B, caso a situação com a Google não seja resolvida. Apesar de ser uma solução para os próximos dispositivos lançados, isso não dá nenhuma segurança para os aparelhos que estão no mercado atualmente. 

Via: Estadão