Índice do Artigo

Notícias

Samsung deve lançar um SSD NVMe da linha 970 Pro com 2TB em breve

Modelos com mais armazenamento já eram esperados e apareceram em vazamento

Samsung deve lançar um SSD NVMe da linha 970 Pro com 2TB em breve
Créditos: The SSD Review

A Samsung pode lançar uma nova opção de armazenamento em breve em sua linha 970 Pro de SSDs com tecnologia NVMe. Os modelos de alta performance agora vão receber também uma opção de alta capacidade, chegando nos 2TB se os rumores estiverem corretos.

Enquanto muita gente não tem 2TB nem no HDD, a Samsung está se preparando para oferecer a nova opção de armazenamento para entusiastas, como mostram as capturas de tela deste post, obtidas por lojas onlina na China e na Alemanha. O rumor também fica mais fácil de acreditar levando-se em conta que as gerações passadas dessa linha de SSDs também receberam uma versão de 2TB, então seria de se esperar.

O novo modelo apareceu pelo nada convidativo valor sugerido de € 940, o que dá mais ou menos R$ 4.120 na cotação atual.

É importante lembrar que o SSD, além de ser uma tecnologia mais rápida que o HDD em qualquer circunstância, também tem tipos diferentes de interfaces que podem extrair mais ou menos de sua performance. Modelos NVMe, como a linha 970 Pro da Samsung, oferecem bem mais velocidade do que modelos tradicionais, e este é um fator que também impacta no preço.

A boa notícia é que a indústria está se movendo cada vez mais rápido no sentido de transformar o SSD numa tecnologia mainstream, o que faz com que os preços desse tipo de componente caiam. Já temos previsões de que até o final de 2019 os SSDs mais rápidos, que se conectam via PCIe, vão ser mais comuns que outros formatos menos velozes do drive, e isso vai ter um impacto sensível em seus valores.

O SSD 970 Pro de 2TB da Samsung ainda não é foi anunciado oficialmente, então ainda não conta com uma data ou previsão para chegar às lojas. Seu aparecimento em lojas na China e na Alemanha indicam um possível lançamento internacional, mas não temos garantia de que o produto vai dar as caras por aqui no Brasil, ainda mais levando em conta sua proibitiva faixa de preço.

Via: TechPowerUp