Índice do Artigo

Games

Microsoft anuncia o xCloud, serviço que permitirá jogar games do Xbox One em tablets e smartphones

A plataforma receberá testes públicos em 2019

Em breve será possível jogar games do Xbox One em tablets e smartphone via streaming. A Microsoft apresentou de forma oficial recentemente o xCloud, serviço de transmissão de jogos via internet que promete romper as barreiras do console da empresa.

Utilizando servidores baseados no hardware do Xbox One, a empresa está montando uma plataforma para transmitir jogos via internet que poderão ser rodados em plataformas como notebooks, tablets e até smartphones, similar ao que temos com filmes e série na Netflix.

YouTube video

Segundo mostra o vídeo de apresentação, os jogadores poderão controlar o jogo utilizando um controle do Xbox One com Bluetooth ou diretamente na tela touchscreen por meio de botões gerados pela plataforma de streaming.

A novidade já tinha sido comentada por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, durante a E3 2018, e chega uma semana após a Google apresentar o Project Stream, solução que também promete entregar jogos de alta qualidade via internet.

O principal desafio das empresas será enfrentar a baixa qualidade de rede presente em países como o Brasil, que acabam causando problemas como lag e atrasos de áudio e imagem ao jogar. O principal trunfo da Microsoft é a plataforma de nuvem Azure, que será utiliza para alavancar o xCloud.

Enquanto a Google já começou testes abertos de sua plataforma, a Microsoft está otimizando a xCloud para funcionar em redes de até 10Mbps e também em conexões móveis 4G e 5G. As primeiras experimentações públicas vão acontecer durante o ano de 2019.

O objetivo da Microsoft é lançar o xCloud em 54 regiões que já possuem cobertura da plataforma Azure, o que garante a chegada do serviço em 140 países mundialmente. Será que vai demorar muito para o lançamento completo da nova iniciativa da Xbox?

Via: Adrenaline