Índice do Artigo

Cultura

Ucrânia sofre ataque cibernético em massa com novo tipo de Malware

Vírus é capaz de destruir completamente arquivos do dispositivo infectado

Ucrânia sofre ataque cibernético em massa com novo tipo de Malware
Créditos: Freepik/Reprodução

Durante a madrugada desta quinta-feira (25) a Rússia invadiu a Ucrânia, atacando diversas cidades, como a capital Kiev. No dia anterior, o país já vinha enfrentando ataques hackers em órgãos governamentais e bancos. Agora, as agências de cibersegurança Symantec e ESET afirmam que o malware identificado é um novo tipo de vírus capaz de destruir arquivos (Data Wiper).

Como já havíamos reportado no Mundo Conectado, o governo ucraniano comentou que os ataques estavam “em outro nível”. Agora, as agências de cibersegurança trazem novas informações sobre malware. De acordo com as análises realizadas, o vírus é capaz de destruir dados no dispositivo e impedi-lo de funcionar corretamente, ou em alguns casos, fazer com que pare de funcionar por completo.

A Symantec revelou o hash do vírus através do Twitter. A companhia afirma que somente 16 ferramentas de todas as 70 presentes no VirusTotal são capazes de identificar o Data Wiper. ” A companhia ESET revelou que o vírus é identificado como Win32/KillDisk.NCV e foi implantando em centenas de dispositivos ucranianos. 

Malware preparado com antecedência

Apesar dos ataques estarem ocorrendo hoje, a ESET afirma que o Malware foi compilado na dia 28 de dezembro de 2021. Ou seja, os ataques hackers já podiam estar previstos há alguns meses.

O portal Bleeping Computer analisou o Malware e identificou quatro drivers nomeados: DRV_X64, DRV_X86, DRV_XP_X64, e DRV_XP_X86. O Bleeping Computer também identificou que os Drivers são assinados pela CHENGDU YIWO, a empresa dona da companhia de recuperação de dados EASUS. É importante ressaltar que isso não significa um envolvimento da companhia com o Malware e sim que seus drivers foram cooptados para a criação do malware.

Via: Bleeping Computer, CNET