Índice do Artigo

Internet

Uso de SSDs para minerar moeda Chia anula garantia, dizem PNY e GALAX

Segundo a PNY, usuários não terão problemas se usarem os produtos corretamente

Uso de SSDs para minerar moeda Chia anula garantia, dizem PNY e GALAX
Créditos: Reprodução/Chia/Marc Pezin

Conteúdo Relacionado
corporativo/g7-define-taxa-de-imposto-para-transacao-de-criptomoedas/" title="G7 define taxa de imposto para transação de criptomoedas">
G7 define taxa de imposto para transação de criptomoedas

Corporativo

G7 define taxa de imposto para transação de criptomoedas

A fabricante PNY reduziu a resistência da gravação — medida em Terabytes Gravados ou Terabytes Written (TBW) — de sua nova linha de SSDs XLR8 CS3030 em até 79%. A fabricante também declarou que caso os usuários esgotem a durabilidade nominal por uso indevido dos SSDs (como mineração de criptomoedas), perderão o direito dos serviços de garantia.

A criptomoeda Chia começou a ser cotada para transações no dia 3 de maio de 2021. Sua característica mais peculiar é o fato de poder ser minerada através de dispositivos de armazenamento, como HDDs e SSDs, além das placas de vídeo.


Divulgação/PNY

Já em abril, a moeda causou um certo abalo no mercado, quando uma crise de escassez de armazenamento se instaurou. Além disso, fabricantes desses dispositivos observaram uma grande redução na vida útil dos produtos utilizados para mineração, sendo possível que SSDs novos se esgotem em até 40 dias.

Embora a PNY tenha reduzido a resistência de gravação dos SSDs de 800 TB para 170 TB e de 1.665 TB para 660 TB (ambos representando queda de 79%), o período de garantia oferecido pela empresa continua o mesmo: cinco anos. Confira a tabela com as alterações abaixo.

Variante TBW (antigo) TBW (novo) Diferença em %
250 GB 380 TB 170 TB -55
500 GB 800 TB 170 TB -79
1 TB 1.665 TB 360 TB -78
2 TB 2.115 TB 660 TB -79

De toda forma, de acordo com a empresa, aqueles que utilizarem os equipamentos “conforme pretendido”, perceberão que o seu período de garantia “provavelmente se esgotará antes de atingirem os limites de TBW”. Os limites de TBW anteriores ainda se aplicam aos produtos vendidos antes de 17 de maio de 2021.

A PNY fez a seguinte declaração oficial ao site Tom’s Hardware:

As alterações feitas pela PNY em sua política de garantia do SSD XLR8 CS3030 foram impulsionadas por dois fatores, o aumento na demanda pelo uso de SSDs de consumo de alta velocidade para a mineração de Chia e a escassez de NAND em toda a indústria.

A fabricante GALAX também se preocupa com a situação, e pôs um aviso em seu site chinês dizendo que o uso excessivo dos produtos de armazenamento esgotará a durabilidade nominal (TBW) e anulará a garantia.


Reprodução/Neowin

Via: Neowin, Tom's Hardware, Adrenaline