Uso de SSDs para minerar moeda Chia anula garantia, dizem PNY e GALAX
Créditos: Reprodução/Chia/Marc Pezin

Uso de SSDs para minerar moeda Chia anula garantia, dizem PNY e GALAX

Segundo a PNY, usuários não terão problemas se usarem os produtos corretamente

07/06/2021 às 10:39
Notícia

G7 define taxa de imposto para transação de criptomoedas

Empresa de tecnologia vão precisar pagar pelo menos 15% dos seus lucros totais

A fabricante PNY reduziu a resistência da gravação — medida em Terabytes Gravados ou Terabytes Written (TBW) — de sua nova linha de SSDs XLR8 CS3030 em até 79%. A fabricante também declarou que caso os usuários esgotem a durabilidade nominal por uso indevido dos SSDs (como mineração de criptomoedas), perderão o direito dos serviços de garantia.

A criptomoeda Chia começou a ser cotada para transações no dia 3 de maio de 2021. Sua característica mais peculiar é o fato de poder ser minerada através de dispositivos de armazenamento, como HDDs e SSDs, além das placas de vídeo.


Divulgação/PNY

Já em abril, a moeda causou um certo abalo no mercado, quando uma crise de escassez de armazenamento se instaurou. Além disso, fabricantes desses dispositivos observaram uma grande redução na vida útil dos produtos utilizados para mineração, sendo possível que SSDs novos se esgotem em até 40 dias.

Embora a PNY tenha reduzido a resistência de gravação dos SSDs de 800 TB para 170 TB e de 1.665 TB para 660 TB (ambos representando queda de 79%), o período de garantia oferecido pela empresa continua o mesmo: cinco anos. Confira a tabela com as alterações abaixo.

Variante TBW (antigo) TBW (novo) Diferença em %
250 GB 380 TB 170 TB -55
500 GB 800 TB 170 TB -79
1 TB 1.665 TB 360 TB -78
2 TB 2.115 TB 660 TB -79

De toda forma, de acordo com a empresa, aqueles que utilizarem os equipamentos “conforme pretendido”, perceberão que o seu período de garantia “provavelmente se esgotará antes de atingirem os limites de TBW”. Os limites de TBW anteriores ainda se aplicam aos produtos vendidos antes de 17 de maio de 2021.

A PNY fez a seguinte declaração oficial ao site Tom’s Hardware:

Continua após a publicidade

As alterações feitas pela PNY em sua política de garantia do SSD XLR8 CS3030 foram impulsionadas por dois fatores, o aumento na demanda pelo uso de SSDs de consumo de alta velocidade para a mineração de Chia e a escassez de NAND em toda a indústria.

 

A fabricante GALAX também se preocupa com a situação, e pôs um aviso em seu site chinês dizendo que o uso excessivo dos produtos de armazenamento esgotará a durabilidade nominal (TBW) e anulará a garantia.


Reprodução/Neowin

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin, Tom's Hardware, Adrenaline
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.