Mineração de criptomoeda Chia pode matar SSDs comuns em 40 dias
Créditos: Divulgação/Chia Network

Mineração de criptomoeda Chia pode matar SSDs comuns em 40 dias

O site chinês MyDrivers divulgou que SSDs de 512GB usados para mineração estão durando pouco mais de um mês

De acordo com o portal chinês de notícias MyDrivers, a nova criptomoeda Chia já está causando falhas em escala em dispositivos de armazenamento utilizados para mineração. A moeda Chia começou a ser cotada para transações no dia 3 de maio, e tornou-se bastante conhecida por ser possível minerá-la através de HDDs e SSDs em vez de placas de vídeo.

O problema é o seguinte: esses dispositivos possuem um limite de dados que podem ser gravados sem que isso afete a vida útil do dispositivo. A mineração de Chia está excedendo esse limite, e por isso diversos SSDs de 512GB estão sendo descartados em cerca de 40 dias de uso.


Divulgação/Chia Network

09/05/2021 às 12:40
Notícia

Dogecoin despenca após piadas de Elon Musk no SNL; Bitcoin ta...

Após brincadeiras no programa de TV, ativo caiu mais de 30% durante a noite

No caso do SSD de 512 GB, o limite TBW — medida usada pelos fabricantes para indicar a quantidade de dados gravados que o produto suporta — é de 256TB em até 40 dias. Para um SSD de 1 TB, a vida útil nessas condições é de 80 dias, enquanto a de um SSD de 2TB aguenta 160 dias

Ainda segundo o MyDrivers, um dia de uso comum não costuma ultrapassar 20 GB, o que permite que a garantia fique entre três a cinco anos, geralmente. Entretanto, o uso para mineração de Chia tem excedido esse limite e causado danos irreparáveis em SSDs.

Ainda assim, o crescimento da demanda por diversos mineradores têm causado aumento no preço de dispositivos de armazenamento. Pensando nisso, algumas empresas já anunciaram que a garantia desses produtos não cobrirá falhas causadas por mineração

Considerando essa resistência do mercado, outras companhias começaram a desenvolver SSDs específicos para esse tipo de mineração, assim como aconteceu com as placas de vídeo. Uma dessas empresas foi a TeamGroup, que anunciou um SSD com velocidades de gravação de até 3.400MB/s e 3.000MB/s.

Continua após a publicidade


Divulgação/TeamGroup

O SSD T-Create Expert, da TeamGroup, ainda possui uma vida útil de 12.000TBW e garantia limitada de 12 anos. Ainda não há detalhes sobre valores, mas sabe-se que ele terá versões de 1TB e 2TB.

Para mais informações sobre a criptomoeda Chia, acesse o site da Chia Network.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: MyDrivers, Tech Power Up
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.