Android 12 vai permitir updates de lojas de terceiros sem ficar pedindo autorização
Créditos: Android Police

Android 12 vai permitir updates de lojas de terceiros sem ficar pedindo autorização

Informações no código do sistema mostram mudança para apps confiáveis

A Google tem prometido há algum tempo mudanças para o Android 12 que devem facilitar como lojas de terceiros atualizam seus apps e não ficar requisitando autorizações do usuário. Atualmente, uma loja de apps de terceiros como a Epic Games, por exemplo, precisa notificar o usuário para uma autorização manual antes de fazer updates, o que pode ficar bem demorado quando você tem muitos jogos ou aplicativos instalados a partir dessa loja.

O pessoal do XDA-Developers encontrou nos arquivos de configuração do Android uma nova lista de parâmetros que, se for cumprida, não vai exigir do usuário essas autorizações manuais a cada update. Seria ainda necessário autorizar os apps pela primeira vez a fazer instalações e alterações no Android, mas depois as requisições não devem aparecer de novo.

Segundo o site, as condições necessárias são (em tradução livre):

- O instalador escolhe acionar o novo comportamento
- O aplicativo que está sendo instalado mira em API de nível 29 (Android 10) ou mais alto
- O instalado está ou atualizando a si mesmo ou instalando um update num app que ele instalou antes
- O instalador permite o comando "update_packages_without_user_action"

Para o usuário isso vai aparecer apenas na forma de autorizações específicas que ele concede no momento de instalação do app ou do primeiro update.

20/05/2021 às 17:01
Vídeo

Google I/O: confira os destaques do primeiro dia de evento

Mudanças no design do Android 12, apresentação do Google Smart Canvas e outras novas tecnologias

A novidade é bem interessante também para lojas que já vêm previamente instaladas no celular. Fabricantes como Huawei e Xiaomi às vezes contam com lojas próprias de aplicativos e, instalando programas a partir delas, com o Android 12 será possível mantê-los atualizados sem ficar sendo notificado toda vez.

Continua após a publicidade

Claro que isso destaca uma preocupação com segurança que não deve ser ignorada quando instalamos aplicativos de terceiros. Uma grande empresa como a Epic Games ou a Huawei costuma ser mais confiável do que aplicativos piratas que você pode encontrar na internet. Autorizar um desses a fazer instalações e updates sem sua autorização pode ser de grande risco para seu celular.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.