Índice do Artigo

Android

Android 12 vai permitir updates de lojas de terceiros sem ficar pedindo autorização

Informações no código do sistema mostram mudança para apps confiáveis

Android 12 vai permitir updates de lojas de terceiros sem ficar pedindo autorização
Créditos: Android Police

A Google tem prometido há algum tempo mudanças para o Android 12 que devem facilitar como lojas de terceiros atualizam seus apps e não ficar requisitando autorizações do usuário. Atualmente, uma loja de apps de terceiros como a Epic Games, por exemplo, precisa notificar o usuário para uma autorização manual antes de fazer updates, o que pode ficar bem demorado quando você tem muitos jogos ou aplicativos instalados a partir dessa loja.

O pessoal do XDA-Developers encontrou nos arquivos de configuração do Android uma nova lista de parâmetros que, se for cumprida, não vai exigir do usuário essas autorizações manuais a cada update. Seria ainda necessário autorizar os apps pela primeira vez a fazer instalações e alterações no Android, mas depois as requisições não devem aparecer de novo.

Segundo o site, as condições necessárias são (em tradução livre):

– O instalador escolhe acionar o novo comportamento
– O aplicativo que está sendo instalado mira em API de nível 29 (Android 10) ou mais alto
– O instalado está ou atualizando a si mesmo ou instalando um update num app que ele instalou antes
– O instalador permite o comando “update_packages_without_user_action”

Para o usuário isso vai aparecer apenas na forma de autorizações específicas que ele concede no momento de instalação do app ou do primeiro update.

A novidade é bem interessante também para lojas que já vêm previamente instaladas no celular. Fabricantes como Huawei e Xiaomi às vezes contam com lojas próprias de aplicativos e, instalando programas a partir delas, com o Android 12 será possível mantê-los atualizados sem ficar sendo notificado toda vez.

Claro que isso destaca uma preocupação com segurança que não deve ser ignorada quando instalamos aplicativos de terceiros. Uma grande empresa como a Epic Games ou a Huawei costuma ser mais confiável do que aplicativos piratas que você pode encontrar na internet. Autorizar um desses a fazer instalações e updates sem sua autorização pode ser de grande risco para seu celular.

Via: XDA-Developers