Google I/O: confira os destaques do primeiro dia de evento

Mudanças no design do Android 12, apresentação do Google Smart Canvas e outras novas tecnologias

Durante o primeiro dia de Google I/O, conferimos as principais novidades apresentadas pela gigante da tecnologia. A abertura trouxe um panorama do que foi trabalhado nos últimos anos e o que a empresa pretende para os próximos. 

Neste vídeo, reúno o que foi apresentado no primeiro dia de evento, incluindo dados e novas aplicações divulgadas.

Durante todo o evento, a Google compartilhou diversos dados de suas ferramentas. Para o Google Maps, ela conta que adicionou novas rotas de bicicleta, foram adicionados cerca de 150km. Também foram criadas rotas seguras, indicando os lugares com menor probabilidade de acontecer um acidente de carro. Ainda para o Maps, foram criadas as rotas eco-friendly, rotas que resultam em uma menor emissão de gases de carro.

Além disso, foi apresentado o Google Smart Canvas, que reúne uma série de funcionalidades de maneira colaborativa. Um dos seus destaques é permitir que pessoas se comuniquem em vídeo através da ferramenta.

Sobre o Google Translation e funcionalidades de reconhecimento de fala, o mais surpreendente foi a apresentação do LaMDA. Esta nova tecnologia envolve algoritmos avançados de deep learning e de inteligência artificial para criar conversas em texto com os mais diversos objetos existentes. No evento demonstraram a conversa de uma pessoa com um aviãozinho de papel, por exemplo.

Samsung e Google mostraram mudanças para o WearOS. A fabricante sul-coreana está abandonando o Tisen e agora passa a colaborar com a Google no WearOS. As empresas prometem que o próximo Galaxy Watch já virá com o sistema operacional da dona do buscador e ainda com PlayStore, funcionalidades de Google Maps e YouTub Music.

Sobre o Android 12, o grande foco no primeiro dia do evento foram as modificações na interface.

  • A empresa mudou o design, alterando cores e a exibição de alguns itens na parte de configurações rápidas.
  • O sistema operacional agora segue o que está sendo chamado de Material You, as cores dominantes e secundárias são escolhidas através de uma imagem escolhida pelo usuário.
  • Google Home e Google Pay Foram destacados nas configurações rápidas, onde também foram adicionadas as opções de bloquear acesso ao microfone e à câmera com apenas um toque.

 

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.