Nvidia anuncia linha RTX voltada para desktops virtuais
Créditos: Divulgação/Nvidia

Nvidia anuncia linha RTX voltada para desktops virtuais

GPUs para laptops e data centers visam agilizar a vida de trabalhadores híbridos

Leitura Rápida

  • Nvidia lança GPUs RTX de uso profissional para desktops, notebooks e data centers
  • Promessa é de aumento expressivo no desempenho de máquinas virtuais
  • Primeiros modelos já estarão disponíveis ao fim deste mês

A Nvidia apresentou uma nova linha de placas de vídeo Nvidia RTX voltadas para uso profissional. Com arquitetura Ampere, as 8 GPUs divulgadas são voltadas para desktops, data centers e, principalmente, notebooks.

A proposta é que engenheiros, arquitetos, designers e outros profissionais possam executar seus trabalhos de maneira flexível sem perder desempenho, seguindo a tendência de aumento no trabalho híbrido.

Os hardwares voltados para desktops e data centers estarão disponíveis nos distribuidores globais ao fim do mês de abril, enquanto as GPUs para notebooks aparecerão no segundo trimestre de 2021.

Os produtos anunciados são as RTX A5000 e RTX A4000 para desktops; RTX A2000, RTX A3000, RTX A4000 e RTX A5000 para laptops; RTX A10 e RTX A16 para data centers.

As novas GPUs para desktop contam com as tecnologias Tensor Cores e CUDA Cores. As voltadas para notebooks incluem tecnologia Max-Q e apoio pelo ecossistema Nvidia Studio.

Continua após a publicidade

(GPUs Nvidia RTX A4000, RTX A5000, RTX A10 e RTX A16 - Créditos: Divulgação/Nvidia)

Com tudo isso, a Nvidia promete ganhos expressivos de performance, mencionando um aumento de 2,5 vezes no desempenho de workstation virtual do A10 com relação à geração anterior, por exemplo.

Alguns clientes estratégicos da Nvidia já puderam testar as novas GPUs profissionais linha RTX, como foi o caso do escritório australiano de arquitetura Woods Bagot:

A gigante do vídeo já havia apresentado suas intenções participar mais do mercado de notebooks profissionais durante a GPU Technology Conference (GTC) 2021, que está ocorrendo esta semana. 

Na ocasião, Nvidia e Mediatek apresentaram sua parceria para criar um notebook poderoso com suporte para desenvolvimento de software do Linux, Chromium e Nvidia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Odir Brüggmann Filho

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.