Índice do Artigo

Corporativo

Nvidia anuncia linha RTX voltada para desktops virtuais

GPUs para laptops e data centers visam agilizar a vida de trabalhadores híbridos

Nvidia anuncia linha RTX voltada para desktops virtuais
Créditos: Divulgação/Nvidia

A Nvidia apresentou uma nova linha de placas de vídeo Nvidia RTX voltadas para uso profissional. Com arquitetura Ampere, as 8 GPUs divulgadas são voltadas para desktops, data centers e, principalmente, notebooks.

A proposta é que engenheiros, arquitetos, designers e outros profissionais possam executar seus trabalhos de maneira flexível sem perder desempenho, seguindo a tendência de aumento no trabalho híbrido.

Os hardwares voltados para desktops e data centers estarão disponíveis nos distribuidores globais ao fim do mês de abril, enquanto as GPUs para notebooks aparecerão no segundo trimestre de 2021.

“O trabalho híbrido é o novo normal. As GPUs RTX, baseadas na arquitetura NVIDIA Ampere, oferecem o desempenho para cargas de trabalho exigentes em qualquer dispositivo. Assim, as pessoas podem trabalhar de modo produtivo em qualquer lugar”

(Bob Pette, vice-presidente de visualização profissional da NVIDIA)

Os produtos anunciados são as RTX A5000 e RTX A4000 para desktops; RTX A2000, RTX A3000, RTX A4000 e RTX A5000 para laptops; RTX A10 e RTX A16 para data centers.

As novas GPUs para desktop contam com as tecnologias Tensor Cores e CUDA Cores. As voltadas para notebooks incluem tecnologia Max-Q e apoio pelo ecossistema Nvidia Studio.

(GPUs Nvidia RTX A4000, RTX A5000, RTX A10 e RTX A16 – Créditos: Divulgação/Nvidia)

Com tudo isso, a Nvidia promete ganhos expressivos de performance, mencionando um aumento de 2,5 vezes no desempenho de workstation virtual do A10 com relação à geração anterior, por exemplo.

Alguns clientes estratégicos da Nvidia já puderam testar as novas GPUs profissionais linha RTX, como foi o caso do escritório australiano de arquitetura Woods Bagot:

“Essa nova microarquitetura de GPU NVIDIA Ampere é um grande avanço. Fiquei impressionado com o ganho de desempenho que observei na NVIDIA RTX A5000 em comparação com o modelo equivalente da geração anterior RTX ao executar aplicações como o Chaos Vantage e o NVIDIA Omniverse. É claro que a GPU profissional NVIDIA RTX A5000 foi projetada para essa intensa multitarefa em comparação com placas de nível de game.”

(Robert Cervellione, líder de tecnologia de design na Woods Bagot)

A gigante do vídeo já havia apresentado suas intenções participar mais do mercado de notebooks profissionais durante a GPU Technology Conference (GTC) 2021, que está ocorrendo esta semana. 

Na ocasião, Nvidia e Mediatek apresentaram sua parceria para criar um notebook poderoso com suporte para desenvolvimento de software do Linux, Chromium e Nvidia.