Nvidia e MediaTek firmam parceria para trazer GPUs RTX para notebooks ARM
Créditos: Nvidia/Reprodução

Nvidia e MediaTek firmam parceria para trazer GPUs RTX para notebooks ARM

Empresas trabalham em notebook de referência com suporte para Chromium e Linux

A Nvidia e a MediaTek firmaram uma parceria para levar placas de vídeo com a tecnologia RTX para notebooks com processadores ARM. As empresas se juntaram para criar um laptop de referência que terá suporte para SDKs (Kits de Desenvolvimento de software) do Chromium, do Linux e da própria Nvidia.

13/04/2021 às 14:42
Notícia

Carro elétrico FF 91 alimentado pela plataforma Drive Orin da...

FF 91 terá 1050 cavalos de potência, bateria de 130 kWh com resfriamento líquido e direção autônoma

O anúncio foi feito durante a GPU Technology Conference (GTC) 2021 e foi bastante escasso em detalhes. Ainda assim, representantes da Nvidia confirmaram que a ideia é oferecer maior desempenho para Ray Tracing e Inteligência Artificial (IA) em Chromebooks, mas sem comprometer a eficiência energética.

Não há qualquer confirmação de que essa colaboração resultará em algum produto final que chegará ao mercado. Ainda assim, um Chromebook leve, eficiente e com suporte para Ray Tracing via hardware definitivamente é algo que chamaria a atenção de muita gente.


Fonte: Nvidia/Reprodução

A Nvidia está investindo de diferentes maneiras na arquitetura ARM, incluindo comprando a própria empresa ARM Ltd. por um total de US$ 40 bilhões (R$ 227 bilhões em conversão direta). Essa transação ainda está em pendência, já que está sujeito à aprovação de governos de regiões como União Europeia, Reino Unido, China e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A fabricante norte-americana ainda anunciou um novo chip baseado em ARM chamado Grace. Esse é o primeiro processador da fabricante para datacenters e promete chegar para bater de frente com a Intel e a sua arquitetura x86.

Enquanto isso, a Apple também está apostando forte na arquitetura ARM, desde que passou a utilizar seus próprios chips M1 em MacBooks. De acordo com o site XDA Developers, existe a possibilidade dessa atitude ter inspirado executivos da Nvidia, que estaria buscando criar um poderoso processador ARM para permitir a criação de um mercado de Chromebooks e alta performance.

Via: XDA Developers, Engadget
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.