Sony continua seu domínio do mercado de sensores de câmera para celulares
Créditos: Sony

Sony continua seu domínio do mercado de sensores de câmera para celulares

Samsung aparece em segundo lugar, mas continua bem atrás da rival

A Sony pode não ter conseguido emplacar nenhum sucesso considerável com suas tentativas no mercado de smartphones na linha Xperia, mas isso não significa que a empresa não consegue tirar proveito do segmento. Isso porque a companhia "reina" como fabricante de sensores para as câmeras dos celulares, e no ano passado esse domínio continuou supremo, segundo dados da Strategy Analytics. A firma de análise de dados e finanças divulgou um novo relatório onde aponta que 46% dos sensores de câmera de smartphone vendidos em 2020 foram enviados pela Sony.

Como podemos ver no gráfico, a Samsung vem logo atrás, com 29%. É uma fatia considerável, mas ainda bem distante da sua rival e líder do segmento. O fechamento com 46% do mercado foi uma boa notícia para a Sony, que começou o primeiro semestre de 2020 com 44%. Essa recuperação impactou na Samsung, que tinha 32% do mercado de câmeras na primeira metade de 2020, mas acabou terminando o ano com a média menor de 29%.

Os bons números da Sony devem também acalmar seus investidores, porque a empresa sofreu um baque com os problemas enfrentados pela Huawei. A fabricante chinesa de smartphones usa os sensores da Sony em larga escala nos seus celulares, mas ela teve uma queda vertiginosa em suas vendas de smartphone em 2020 devido às brigas e restrições impostas pelo governo dos EUA. Mesmo com as quedas da parceira, a Sony conseguiu manter sua dominância, mas se as coisas continuarem assim, sua liderança vai continuar cada vez mais ameaçada.

04/04/2021 às 14:50
Notícia

Sony anuncia lançamento de novos celulares Xperia em 14 de abril

A empresa deve anunciar os novos Xperia 1 III e o Xperia 10 III

Também é interessante notar que o mercado de sensores de câmera conseguir mostrar crescimento, mesmo com o mercado de celulares, no geral, tendo uma queda. As vendas de smartphones em 2020 teve um encolhimento de 8,8%, comparando com 2019. Enquanto isso, o mercado específico de sensores de câmera teve um crescimento de 13%. Isso prova a tendência que já estamos vendo há tempos: cada vez mais os celulares vêm com conjuntos mais numerosos de câmeras, mesmo em segmentos de aparelhos mais acessíveis.

Via: GSMArena Fonte: EET Asia
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.