A LG anunciou um programa de licenciamento para o webOS, seu sistema operacional para Smart TVs. A tecnologia era utilizada somente em televisões inteligentes da marca sul-coreana, mas agora pode começar a aparecer em soluções de outras fabricantes.
O objetivo da empresa é garantir uma base de usuários maior para o webOS, ao mesmo tempo em que expande sua participação no mercado de Smart TVs. As empresas que resolverem adotar o sistema em sua televisão inteligente terão acesso a todo o ecossistema da solução da LG, desde funcionalidades até aplicativos.
LG listou empresas que apoiam o webOS. (Imagem: LG/Divulgação)
Graças à presença da LG no setor de Smart TVs, o webOS é um dos principais sistemas de televisão utilizados globalmente só perde em alcance para o Tyzen, presente em aparelhos da Samsung. Segundo dados da Statista, aproximadamente metade do setor de Smart TVs utiliza sistemas genéricos, o que garante bastante espaço para a fabricante sul-coreana licenciar sua tecnologia para outras empresas.
A popularidade do webOS garante a presença de diversos aplicativos no sistema da loja, algo que nem toda marca nova consegue emplacar. Além disso, a solução da LG também suporte comandos de voz, traz um algoritmo de inteligência artificial, interface amigável e funções voltadas para games.
Diversas provas do poder da solução da LG para televisões inteligentes foram apresentadas durante a CES 2021. A plataforma da marca, por exemplo, será uma das primeiras a receber os serviços de streaming de games Google Stadia e GeForce Now como aplicativo.
“A plataforma webOS é uma das formas mais fáceis e convenientes de acessar milhões de horas de filmes e programas de TV”, explica a fabricante, em comunicado enviado à imprensa. “Ao dar as boas-vindas a outros fabricantes para se juntarem ao ecossistema de TV webOS, estamos embarcando em um novo caminho que permite que muitos novos proprietários de TV experimentem o mesmo UX e recursos excelentes que estão disponíveis nas TVs LG.”
Segundo a LG, mais de 20 fabricantes já entraram em contato com a marca para utilizar o webOS em suas televisões, incluindo marcas que não são populares no Brasil, como RCA, Konka e Ayonz. Resta agora esperar para ver o resultado da implementação e ver se o novo posicionamento coloca a solução como uma rival de peso contra o Android TV, que também funciona na base do licenciamento.
- Categorias
- Tags