Bill Gates agora é o principal alvo de notícias falsas relacionadas ao Coronavírus
Créditos: Getty Images

Bill Gates agora é o principal alvo de notícias falsas relacionadas ao Coronavírus

Mentiras sobre Gates superam as que ligam a tecnologia 5G ao COVID-19

De acordo com dados compilados pelo The New York Times e pela Zignal Labs, Bill Gates agora é o principal alvo de notícias falsas relacionadas ao Coronavírus (COVID-19). Teorias da conspiração que envolvem Gates com o vírus foram mencionadas 1,2 milhão de vezes na TV e nas mídias sociais entre fevereiro a abril deste ano. O número de menções é 33% maior em comparação com a segunda teoria da conspiração mais popular, que liga a tecnologia de comunicação 5G ao vírus. Esta segunda teoria chegou a ter 18.000 menções por dia em abril.

13/04/2020 às 15:56
Notícia

Torres 5G são atacadas por manifestantes na Holanda por "faze...

Ativistas também apontam a possibilidade de invasão de privacidade

As farsas direcionadas ao cofundador da Microsoft, que se afastou da empresa para se dedicar à filantropia, estão por todo o YouTube, Facebook e Twitter. O New York Times encontrou 16.000 postagens no Facebook este ano que foram curtidas e comentadas quase 900.000 vezes.

Os 10 vídeos mais populares do YouTube espalhando desinformação sobre Bill Gates e o vírus foram vistos quase cinco milhões de vezes em março e abril. As notícias falsas que estão sendo espalhadas variam bastante e incluem desde as que mencionam ele criou o COVID-19 para lucrar com uma vacina até as que afirmam que ele é um membro de uma conspiração para acabar com a humanidade e/ou implementar um sistema de vigilância global.

Um discurso de Bill Gates de 2015, onde ele adverte que a maior ameaça à humanidade nos próximos anos seria uma doença infecciosa e não uma guerra nuclear, recebeu 25 milhões de novas visualizações nas últimas semanas. De acordo com o New York Times, grupos anti-vacinas, conservadores de extrema direita e membros do grupo de conspiração QAnon afirmam que o vídeo é uma evidência do plano de Gates de usar uma pandemia para seu ganho pessoal.

Bill Gates agora é o principal alvo de notícias falsas relacionadas ao Coronavírus

Gates tem sido um crítico franco do presidente Donald Trump. Na última quarta-feira, ele disse que a decisão de Trump de interromper o envio de verbas para a Organização Mundial da Saúde é "tão perigosa quanto parece", embora não tenha chamado o presidente pelo nome. Ele também criticou a administração em uma recente publicação, dizendo que "não há dúvida de que os Estados Unidos perderam a oportunidade de se antecipar ao novo Coronavírus".

Embora Gates tenha se recusado a comentar sobre o aumento no número de notícias falsas envolvendo seu nome, Mark Suzman, executivo-chefe da Fundação Bill & Melinda Gates, disse ao NYT que é "angustiante que há pessoas espalhando desinformação quando todos deveríamos estar procurando maneiras de colaborar e salvar vidas". Ainda sobre a Fundação, uma vacina contra o Coronavírus financiada por ela já está pronta para testes em humanos.

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.