Índice do Artigo

Carros

Sony agora tem seu próprio carro elétrico, chamado Vision-S

Empresa contou com a ajuda de Nvidia, Continental, Bosch e Qualcomm para a criação do veículo

Sony agora tem seu próprio carro elétrico, chamado Vision-S
Créditos: Engadget/Reprodução

A Sony apresentou um carro elétrico hoje na CES, a novidade chega com o nome de Vision-S e utiliza as tecnologias da empresa desenvolvidas para o setor automotivo. Ainda assim, já que essa não é bem uma área em que a Sony é forte, precisou da ajuda de empresas como Bosch, Continental, Nvidia e Qualcomm. Mas não é um carro elétrico básico, o veículo traz um sistema inteligente de navegação, é equipado com 33 sensores, um conjunto que auxilia em funcionalidades de direção autônoma.

Entre os sensores, o carro traz o que é necessário para detectar estradas, objetos, também é capaz de fazer identificação de cores e trabalhar e fazer reconhecimentos em alta resolução. Também inclui visão noturna para garantir a precisão do sistema automático durante a noite.

Bosch anuncia sensores com
baixo custo para carros autônomos

Há ainda um radar para detectar variações de velocidade e perceber distâncias em geral. Entre os 33 sensores há um de Time of Flight (ToF), já familiar para quem acompanha lançamentos de smartphones, neste caso ele é utilizado para reconhecer pessoas dentro e fora do veículo. Todo esse conjunto de sensores formam o que a Sony está chamando de “Safety Coocon Concept”, que protege o motorista e o veículo em 360º.

Ele ainda traz áudio imersivo, monitores widescreen em seu interior e diversas outras funcionalidades, apesar de a empresa não comentar todos os detalhes durante a CES 2020. O que se sabe sobre o veículo é que ele reúne diversas tecnologias que a Sony está trabalhando para um futuro não muito distante, incluindo inteligência artificial, telecomunicações e cloud computing. Além disso, tem habilidades de Nível 2 em direção autônoma, sendo capaz de assumir o controle total da aceleração, frenagem e direção, mas exigindo que o motorista monitore resposta do carro, caso o sistema falhe.

Via: Engadget