Huawei: entenda a polêmica envolvendo a fabricante chinesa e os Estados Unidos

Explicamos os motivos e como vai ficar o futuro da empresa após o decreto de Donald Trump

A semana tem sido uma montanha-russa de emoções para a Huawei. Após um decreto assinado por Donald Trump proibindo empresas estadunidenses de fazerem negócio com a fabricante chinesa, grandes players do mercado mobile "abandonaram o barco" da gigante asiática. 

20/05/2019 às 10:23
Notícia

O que acontece agora com os celulares da Huawei? E como fica ...

Explicamos como a ordem executiva pode afetar os aparelhos

GoogleQualcomm e até a britânica ARM já anunciaram que vão cortar relações comerciais com a Huawei por causa da presença da empresa na "lista negra" do governo dos Estados Unidos. Com isso, a dona dos smartphones P30 perdeu privilégios do sistema operacional Android e pode até ter que fazer mudanças nos seus processadores da linha Kirin. 

Para tranquilizar os consumidores, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos iniciou uma "trégua" de 90 dias, permitindo que a Huawei e também as empresas que fazem negócios com a firma se preparem para o impacto causado pelo decreto.

Além de colocar o negócio da segunda maior fabricante de smartphones em jogo, a sanção dos Estados Unidos também é um claro movimento do país na guerra comercial contra a China, que se intensificou durante esse mês. 

Continua após a publicidade

Análise: Huawei P30 Pro - o melhor celular para fotografias já feito

Agora em maio, o país de Donald Trump aumentou as taxas para produtos chineses, o que levou ao governo chinês a prometer elevações nas tarifas e também alterar acordos comerciais com os Estados Unidos. Recentemente, o presidente chinês, Xi Jingping, disse que "tempos difíceis" estão por vir, o que leva a crer no crescimento da rivalidade entre as duas potências mundiais.

No vídeo acima, nós explicamos todo o contexto que levou até a decisão dos Estados Unidos para banir a Huawei, a situação atual da empresa chinesa e quais são as opções da fabricante neste cenário de incertezas no mundo mobile.

Qual a sua opinião sobre a polêmica entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos? Comente aí embaixo!

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.