China x Taiwan e o futuro da cadeia de chips

O que aconteceria com os países em guerra? Entenda como isso afeta o ramo de tecnologia

A TSMC é a maior fabricante de chips do mundo, com processo de fabricação super avançado, já chegando em 3nm, e um parque fabril enorme. Tanto que ela é responsável por 56% dos chips de silício fabricados no mundo. E o mais importante: ela é de Taiwan.

Nesse momento, a China está cercando a ilha de Taiwan e mantendo uma tensão de guerra iminente. E, se isso acontecer, todas essas fábricas poderão parar e diminuir consideravelmente essa produção.

A escassez de chips no mercado aumentou muito devido aos reflexos da pandemia de Covid, e o conflito entre os dois territórios poderá afetar toda cadeia global de eletrônicos — o que inclui  produção, transporte, custo e consumo. Este vídeo explica as desavenças entre China e Taiwan e como isso influenciaria nosso dia a dia.

Taiwan recebeu recentemente a líder da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. Essa visita à ilha diz, entre linhas, que os EUA apoiam Taiwan como uma nação independente (um modo sutil de dizer que eles ainda se impõe em questões internacionais para não perder protagonismo e influência global). Em resposta, o Exército de Libertação Popular da China iniciou exercícios militares ao redor de Taiwan para demonstrar força bélica. Toda essa tensão aponta que a China poderá tentar invadir a ilha e retomá-la para si, como parte do seu território.

A resolução desse conflito é muito importante para toda cadeia global de tecnologia, porque tanto a China quanto Taiwan se tornaram grandes potências nesse mercado. Mas além de querer “Taiwan” de volta em seu território, a China também tem um objetivo muito ambicioso chamado de “Made in China 2025”.

Esse é o plano do país para aumentar a produção interna de materiais essenciais em 70% até 2025. A estratégia foi anunciada pelo governo chinês ainda em 2015, com objetivo de reduzir a dependência da China de tecnologia estrangeira e promover fabricantes chineses de alta tecnologia no mercado global.

Então, é claro que a “retomada” do território de Taiwan interessa muito pro país, já que várias empresas expressivas no ramo de tecnologia são de lá, como Acer, Asus, HTC, Trend Micro, D-Link, Foxxcon, MediaTek e a própria TSMC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.