AMAZFIT GTR3: o smartwatch custo-benefício da XIAOMI

Relógio inteligente traz assistente Alexa e recursos essenciais de saúde

O Smartwatch GTR 3 é um smartwatch da Amazfit, uma marca da fabricante chinesa Xiaomi e é visto como um relógio inteligente de excelente custo-benefício. Apesar de não conseguir concorrer em qualidade com relógios inteligentes das fabricantes Samsung e Apple, é uma excelente opção para quem procura um relógio do tipo com várias funcionalidades quem menciono neste vídeo e abaixo.

Comprar Amazfit GTR 3 na Amazon

Além do GTR 3, a família de relógios Amazfit conta ainda com uma versão Pro, o GTR 3 Pro. Também há algumas mudanças no posicionamento dos modelos, então também é interessante ficar de olho no que o GTR 2 oferece, já que ele pode ser melhor em alguns poucos aspectos em relação ao GTR3.


Design

O design do smartwatch Amazfit GTR3 é bastante semelhante ao do modelo GTR2. Ele tem uma tela de 1.39” AMOLED, com alta resolução e excelente contraste, com um preto realmente preto e não caindo para um cinza escuro. Aqui vale este destaque, o AMOLED é realmente interessante para um relógio inteligente porque funciona desligando os pixels pra desenhar o preto, isso gera não só um contraste mais interessante, mas também uma gestão melhor de energia.

Relógio da Xiaomi tem design bonito e tela excelente com bastante fluidez

 

A pulseira é muito confortável, com o detalhe de trazer gominhos na parte de trás, se adaptando bem ao pulso. Já o acabamento do relógio é em alumínio, o que deixa ele mais leve e ainda assim com design atraente.

Nas laterais há apenas dois botões. Por padrão, um clique no botão de cima abre o menu de funcionalidades e segurando esse mesmo botão você tem acesso à assistente de voz Alexa. Já o botão de baixo abre opções de esportes com um clique. De qualquer forma, é possível personalizar o que cada um abre.

Continua após a publicidade

O botão de cima gira, tem uma pequena vibração, algo bacana para a usabilidade, deixa a experiência mais agradável e interativo.

Ele também é à prova d’água, suporta até 50 metros. Mas, é bom lembrar que dispositivos inteligentes do tipo não lidam bem com vapor, portanto não é recomendável utilizar em água quente durante o banho, por exemplo.

O microfone para funções como Alexa fica entre os dois botões de navegação. E apesar da existência deles, não é possível responder chamadas telefônicas com ele, infelizmente. E na parte de baixo dele é onde ficam seus sensores.

No geral, o GTR3 é bem acertado em design, mas a Xiaomi peca em trazer um carregamento magnético próprio em vez de utilizar o carregamento sem fio em padrão Qi, como a concorrência faz. Isso aqui significa que você ficará na mão da empresa caso o carregador quebre, será mais difícil achar a peça. Nesse sentido Apple e Samsung mandaram melhor.


GTR 3 vs GTR 3 Pro

Como comentado, há uma versão pro do GTR3 e é importante conferir suas diferenças antes de definir uma compra. 

A versão Pro traz diferenças que podem ser marcantes, para começar ela tem saída de som e um sensor de temperatura. Também tem a possibilidade de fazer chamadas via Bluetooth.

Além disso, a tela do GTR 3 Pro também é maior, é de 1,45", enquanto a versão padrão é de 1,39”.

Outra pequena diferença é no design, a versão Pro não tem aquela pequena marcação em traços na coroa do relógio.

Continua após a publicidade

Mas esses podem não ser detalhes cruciais para a escolha de um em vez do outro. Algo que pode mudar sua escolha é o fato de o GTR3 Pro permitir o armazenamento de músicas, enquanto a versão normal não. Isso é importante para quem quer sair para correr apenas com o relógio e fone de ouvido Bluetooth.

O GTR3 Pro traz memória interna de 2,3GB, então é possível colocar muitas músicas.


Usabilidades e funções de saúde

As duas funções que mais chamam atenção aqui são o Monitoramento de Frequência Cardíaca e Oxímetro. É possível monitorar seus batimentos cardíacos e a quantidade estimada de oxigênio no seu sangue.

É bom para ter uma ideia se algo está muito errado com sua saúde, pra quem é acostumado a ficar de olho em seu corpo é realmente útil ter essas funcionalidades. Mas aqui não temos ECG (Eletrocardiograma), interessados no recurso ainda precisam recorrer a Apple Watch e Galaxy Watch.

Você também pode, com apenas um toque, ter a medida da sua frequência cardíaca, oxímetro, taxa de respiração e uma média do seu estresse.

Sobre o monitoramento, é legal que ele também utiliza essas métricas para checar o seu sono. Inclusive, quando ele percebe que você está dormindo, liga automaticamente o modo não pertube e para de mostrar notificações.

Você também pode marcar suas corridas via GPS, mas com menos precisão que a versão Pro, que traz modos de geolocalização: GPS, GLONASS, Galileo, BDS, QZSS.

Com essas funcionalidades utilizadas de maneira regular a Xiaomi promete 21 dias de bateria. Mas essa contagem pode ficar bem abaixo em uso intenso, ou se você ficar utilizando muito recursos que exigem mais da bateria. De qualquer forma, a média para a maioria das pessoas passa de duas semanas, sendo esse um grande destaque desse relógio inteligente.


Aplicativo ZeppOS

O aplicativo utilizado para sincronizar o GTR3 e o celular é o Zepp OS. E aqui pode acontecer uma confusão para você que já utiliza outro dispositivo vestível da Xiaomi. A Mi Band 7, por exemplo, utiliza o aplicativo Zepp Life, que não é compatível com o Zepp OS. Não fica claro como a empresa escolhe onde fica cada dispositivo, mas não parece ter uma relação com marca e submarca. Enfim, é através do Zepp OS que tudo acontece com esse relógio.

As opções dentro do aplicativo são de personalização, com a possibilidade de baixar várias faces para o relógio. Também há uma tentativa de loja de aplicativos, onde podemos ativar e desativar algumas funções ainda básicas, não é nada próximo do que oferecem Apple e Samsung em sistema.

Também pelo celular é possível configurar a ordem de aparição de cada opção dentro do relógio ou até mesmo remover opções que você não utiliza.

Você pode ainda configurar para receber notificações do celular na tela do smartwatch, mas não há como alterar o tamanho da fonte na exibição das mensagens.

Comprar Amazfit GTR 3 na Amazon


Alexa no seu pulso

Para quem já centraliza seus dispositivos inteligentes na Alexa, mais um dispositivo para sincronizar a agenda pode ser excelente. Você consegue acessar seus dispositivos direto do pulso, sem precisar acionar o app Alexa no celular para desligar uma luz que você pode ter deixado aberta, ou para dar qualquer comando de rotina configurado.

Para acessar a Alexa, basta segurar o botão de cima, por padrão, e falar o desejado. A resposta da assistente vem por escrito na tela do relógio inteligente.
 

Fonte: Amazfit GTR3, Amazfit GTR3 Pro

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.