Echo Show 15: Alexa como o CORAÇÃO da sua casa inteligente

Produto é ideal para controlar a casa inteira de um ponto central

As casas no futuro serão repletas de tecnologias, e hoje mesmo já é possível automatizar cortinas, lâmpadas, robôs aspiradores e vários dispositivos que compartilhamos toda semana no nosso canal no YouTube. E para quem sonha em ter sua casa conectada o Echo Show 15, que apresento neste vídeo, é uma excelente opção. Isso porque ele pode funcionar como um HUB central da sua casa inteligente.

Link de compra do Echo Show 15

Se você não sabe por onde começar, ter um dispositivo central como esse pode ser o ideal. Você não precisa pagar alguém para criar a conexão entre os dispositivos inteligentes, escolhendo a Alexa e o Echo Show 15 é possível seguir com uma instalação simples. A Amazon, dona desse dispositivo, permitiu grandes avanços no mercado de automação e eu comento melhor sobre isso abaixo e no vídeo.


Echo Show 15: o coração de sua casa inteligente

Uma instalação de sistema de automação residencial precisa de uma central clara que reúna todas as configurações, o coração da casa. E o Echo Show 15, que vem com uma tela de 15,6”, funciona muito bem pra isso. Você pode colocá-lo num ponto central da sua casa, um ponto comum a todos, e isso possibilita que qualquer um consiga controlar luzes, pedir músicas, abrir cortinas, executar filmes, controlar a casa.

O Echo Show 15 funciona perfeitamente como uma central inteligente da sua casa

 

E o sistema não é genérico, consegue ser simples, robusto e estar em constante atualização, sem precisar de um suporte técnico a todo instante. A Alexa, por ser da Amazon, uma das maiores empresas do planeta, é uma assistente virtual por voz que tende a crescer muito nos próximos anos e centralizar sua casa nela pode ser um excelente caminho. O ponto positivo de fazer essa centralização é que você terá a disposição centenas de dispositivos compatíveis que podem se conectar a ela.

Sobre o Echo Show 15, o seu grande destaque é mesmo permitir a automação residencial a partir de um ponto central da casa, servir como pontapé inicial para que isso aconteça. É particularmente interessante para quem divide a casa com mais pessoas, para uma família.

Continua após a publicidade

E é bacana que você pode deixar sua casa inteligente aos poucos. Se você checar os preços para ter um sistema automatizado em casa, de alguma empresa especializada, chances são grandes de você se assustar com os valores cobrados. Muito mais do que os R$2000 iniciais que seriam pagos no Echo Show 15 para começar a ter uma casa conectada. É claro que também depende de quem está oferecendo o serviço e é importante ter em mente que os preços variam. De qualquer forma, em uma breve pesquisa vi que seria muito mais barato deixar a casa conectada sozinho com Alexa do que pagar alguém, muitas vezes dependendo de um sistema de terceiros. E eu sei, fazer a automação de casa depende do conhecimento de cada pessoa, mas nunca esteve tão fácil fazer esse tipo de serviço, tudo pode ser configurado rapidamente pelo celular.

A instalação do Echo Show 15 é prática, você pode fixar o aparelho na parede, colocá-lo na vertical ou na horizontal e toda a configuração é feita por um aplicativo. É algo nitidamente pensado para ser o mais simples posssível.

Geralmente você vai querer colocá-lo na sala ou na cozinha, para que todos tenham acesso. Inclusive, tem gente que utiliza fita dupla face para colocar o suporte na parede. A Amazon envia  parafusos e buchas para você furar sua parede, mas você pode apoiar em alguma estante ou tentar a fite dupla face por sua conta e risco.


Pontos positivos e negativos

Quando falamos de qualidade de imagem, qualidade de som, esses não são destaques deste aparelho. No entanto, você tem uma tela Full HD e o som também não é horrível, só não é pensado para uma experiência de cinema. Ele é mais baixo e mais simples. E esses são os pontos fracos, e dá pra entender, casa bem com a proposta do produto e eu comento a seguir.

Então o que o Echo Show 15 consegue fazer?

A página inicial do sistema já indica de forma bem direta as principais funcionalidades e a utilidade dele. Você tem acesso à previsão do tempo, lembretes, horas, notícias e há ainda a possibilidade pedir coisas para ela casando com os serviços Amazon e outros. Então você pode pedir músicas, assistir filmes no PrimeVideo ou Netflix, assistir vídeos no YouTube, e acessar a internet.


Uma câmera em casa

Continua após a publicidade

Outra vantagem é poder acessar a câmera do dispositivo através de outro dispositivo Amazon e vice-versa. Se colocar o Echo Show 15 em um ponto estratégico pode utilizá-lo até para vigilância, através da câmera de 5MP. 

A qualidade não é das mais altas, mas definitivamente é útil e boa o suficiente para as funcionalidades de seu uso.

Você pode utilizá-la para conversar via chamada de vídeo com outra pessoa que tenha um dispositivo Alexa e a chamada não precisa ser necessariamente por vídeo. E essa é uma possibilidade muito associada ao futuro, crescemos com essa visão muito passada pelos filmes das décadas passadas e em como acreditavam que chamadas de vídeo revolucionariam a comunicação. Hoje esse tipo de recurso foi muito facilitado e fica evidente que o futuro chegou e está mais acessível do que nunca.

Se você tem dois dispositivo Echo em casa, pode fazer a chamada para se comunicar internamente, sem precisar ficar gritando para chamar alguém que está no segundo andar.


A Alexa conhece as pessoas da casa

E como eu mencionei, o forte do Echo Show 15 é funcionar como uma central. Então a Alexa aqui consegue identificar cada membro de sua família, basta cadastrar cada pessoa da sua casa registrando foto e voz.

Isso é bacana para uma maior personalização de uso, afinal, quando você perguntar sobre a agenda do dia você quer que a sua agenda seja mostrada e não a de outra pessoa da casa.

É possível gerar uma experiência personalizada registrando pessoas no sistema através de reconhecimento facial e de voz

 

Esse conceito tende a se aprimorar muito nos próximos anos, a máquina cada vez mais vai conseguir nos identificar para se adaptar às nossas necessidades, até que chegue uma precisão incrível.

Vale lembrar que Elon Musk, o homem mais rico do mundo, quer colocar robôs humanóides em casa para trabalhar e nos auxiliar no dia a dia. Reconhecendo não só quem são as pessoas e o que elas querem, mas também objetos e tudo que circula pelo seu lar. Quem sabe até cozinhar para você. Mas isso ainda deve demorar para acontecer, por equanto o Echo Show 15 é o mais próximo que temos disso e ele consegue identificar os perfis e o que foi salvo por cada um na casa.


Questões de privacidade

E claro, falando de câmera, de robô reconhecendo você, surgem as questões básicas de privacidade. Como isso vai estar no coração da sua casa, a Amazon afirma que protege sua privacidade e que não vende suas informações pessoais. Também reforça que o Echo Show 15 e Alexa trazem diversas camadas de controles de privacidade, incluindo botão de desligar o microfone e a câmera.

E ainda há uma tampa embutida para cobrir a câmera. Tampa essa que pode parecer boba, mas vale lembrar que Snowden, ex-agente da NSA que revelou que os Estados Unidos espionava o mundo, dizia que os EUA tinha um sistema que conseguia acessar a Webcam de computadores ao redor do mundo. Então, sempre bom criar o hábito de fechar a tampinha fisicamente para conseguir driblar até mesmo o governo dos EUA. Isso é importante até mesmo para que a webcam da Alexa não seja ativada sem querer e acabe registrando momentos que não deveria. A inteligência artificial ainda está em construção e pode confundir comandos.


Entretenimento com Echo Show 15

Certamente este não é o forte do Echo Show, mas é possível assistir Prime Video, Netflix, vídeos no YouTube, navegar na internet, tudo utilizando Alexa. E não é o forte porque é claro que você não vai querer maratonar uma série na frente de uma tela pequena e num espaço que provavelmente tem muita luz ou não tem um sofá confortável.

Como normalmente o aparelho vai ficar na cozinha você pode posicionar num ponto estratégico e comer assistindo algo. 

E você também pode sentir falta de alguns aplicativos dedicados de streaming. A Amazon até atualiza isso de tempo em tempo, mas no momento em que escrevi este artigo não tinha aplicativos dedicados para Disney Plus, Apple TV, HBO Max.

Fora isso, não conta bem como entretenimento mas você pode utilizar para seguir receitas de uma forma didática e seguindo passo a passo. 

Para mais funções e detalhes sobre o Echo Show 15, recomendo assistir o vídeo fixado aqui e compartilhado no nosso canal no YouTube.


Links de compra de produtos Amazon:

Echo Show 15: https://amzn.to/3v4xz9J
Echo Show 8 (1ª Geração): https://amzn.to/3AHa4qH
Novo Echo Show 5 (2ª Geração, versão 2021): https://amzn.to/3NYYcDl

Echo (4ª Geração): https://amzn.to/3NYbDn2
Kindle (10ª Geração): https://amzn.to/3NYXPJ4
Echo Buds (2ª Geração): https://amzn.to/3yXiybX

Fire Stick TV - https://amzn.to/3nSzLwQ
Fire Stick TV 4K - https://amzn.to/3AI7EIc

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.