Índice do Artigo

Android

Mercado de smartphones vê vendas em um dos piores cenários da última década

Vendas não passaram da marca de 100 milhões de unidades

Mercado de smartphones vê vendas em um dos piores cenários da última década
Créditos: Reprodução

As vendas de smartphone no mundo ficaram abaixo de 100 milhões de unidades em um mês pela segunda vez nos últimos oito anos. Apesar da pandemia ter afetado diversos negócios, a indústria de celulares não chegou a ficar abaixo dessa marca nem mesmo em 2020 e 2021, anos em que o mundo era assolado pela Covid-19. Os resultados foram apresentados pela Counterpoint Research, empresa de análise de mercado de tecnologia

Conteúdo Relacionado
apple/apple-sobe-precos-de-iphone-13-no-japao-e-isso-nao-e-um-bom-sinal/" title="Apple sobe preços de iPhone 13 no Japão e isso não é um bom sinal">
Apple sobe preços de iPhone 13 no Japão e isso não é um bom sinal

Apple

Apple sobe preços de iPhone 13 no Japão e isso não é um bom sinal

Maio trouxe queda mensal e anual na indústria

Os dados da empresa mostram que foram vendidos 96 milhões de smartphones no mês de maio. O número apresenta uma queda de 4% quando comparado ao mês anterior e 10% quando comparado com maio de 2021 — chamada de ano a ano. 2016 e 2017 foram os melhores anos para a indústria de smartphones. Foram vendidos aproximadamente 1,5 bilhões de aparelhos nos dois anos, com 2017 batendo o recorde de vendas. 2021 a marca foi de pouco menos de 1,4 bilhões. 

O motivo das baixas nas unidades vendidas une diversos fatores. Enquanto o temor financeiro da pandemia passou (1,3 bilhões de smartphones foram vendidos) e a escassez de chips é superada aos poucos e cadeia de suprimentos se recupera, novos problemas foram surgindo. Nos Estados Unidos, a inflação aumenta e o país vê um cenário financeiro difícil a frente — com possibilidade de entrar em recessão — e a demanda diminui. O Dragão Chinês vê o seu crescimento econômico tirar o pé do acelerador. E em fevereiro deste ano a Rússia invadiu a Ucrânia, causando um impacto na economia global — que é também um dos motivos dos problemas nos EUA e China. 

Vendas serão menores que 2021

Segundo a Counterpoint Research, as vendas totais de 2022 serão 5% menores do que 2021. A previsão da empresa é tão pessimista que ela não acredita que as próximas promoções de smartphones e lançamentos realizados pelas fabricantes será o bastante para superar a marca de 1,4 bilhões. No próximo mês, a Samsung lançará a sua próxima geração de dobráveis. Já em setembro a Apple lançará a série iPhone 14, sendo sucedida pelo lançamento da linha Pixel 7 pelo Google. Devido aos problemas econômicos citados, os lançamentos não devem contar preços atrativos para os consumidores. 

 

Via: Android Authority