Testamos a Starlink em jogos, VoIP, YouTube, Netflix e muito mais

Confira o desempenho da internet via satélite do Elon Musk em aplicações da vida real

No terceiro vídeo da série Starlink, botamos a prova a qualidade da internet via satélite do Elon Musk. Testamos e mostramos como a Starlink se sai fazendo downloads e uploads de grandes arquivos, sua latência em jogos e sua capacidade de atender uma família inteira, com vários dispositivos conectados a internet em simultâneo. Tudo isso em um dia nublado, o que já responde a dúvida que muitos usuários deixaram no vídeo anterior: como a Starlink funciona em um dia feio?

São vários cenários! Vamos fazer download de um jogo, ao mesmo tempo que assistimos Netflix na TV, Youtube no notebook, jogamos no PC e fazemos uma ligação por VoIP no celular. Também realizamos teste de velocidade usando o Speedtest e, como um bônus, tiramos as dúvidas sobre a capacidade do roteador e o seu alcance, além de dar um veridito se vale ou não a pena e em que cenários a Starlink é uma boa alternativa.

Demais vídeos da série Starlink:

- vídeo 01: Reserva da antena e explicação do serviço
https://www.youtube.com/watch?v=SIJabDehb40&t=234s

- vídeo 02: Instalação, configuração, preço e testes iniciais
https://www.youtube.com/watch?v=qYFHppv2HmY&t=514s

Temos ainda um artigo tirando dúvidas sobre o serviço:
https://mundoconectado.com.br/artigos/v/25548/starlink-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-internet-via-satelite-de-elon-musk

O que é a Starlink?

A Starlink é uma proposta de levar internet para o mundo inteiro, sem restrições geográficas ou necessidade de infra estrutura local. Basta ter o Kit com uma antena, eletricidade e um celular para configuração para você já estar apto a se conectar aos milhares de satélites já em órbita. 

Até o momento, foram lançados 2.500 satélites, com mais de 2.300 em atividade, mas a ideia da SpaceX é lançar mais de 40 mil para conseguir cobrir a maior área possível. Esses satélites se deslocam em rotas pré-estabelecidas a 550km de distância da Terra, cobrindo (até então) algumas áreas do planeta. Quanto mais satélites, maior e melhor a cobertura. Por conta disso, a SpaceX vem lançando satélites todos os meses, e no começo de 2023 já serão mais de 4.000 em órbita.

Então, como a antena funciona? O usuário compra o equipamento necessário, basicamente um kit com uma antena e um roteador ligados à tomada. Com tudo conectado, você faz uma configuração simples e está pronto para utilizar a internet.

Continua após a publicidade

O Kit inicial do Starlink custa cerca de R$ 4.500,00 e o valor da mensalidade é de aproximadamente R$ 744,00. O preço é similar ao dos Estados Unidos (a diferença são os impostos) e a Starlink faz questão de deixar isso claro nas faturas, detalhando tudo. Quase 40% do custo é tributação e mostramos isso no vídeo.

Futuro da internet?

Este pode ser o futuro da internet, já que a Starlink tem tudo para ser o projeto que vai acelerar as comunicações no mundo — uma vez que áreas remotas e de pouco interesse comercial para as operadoras acabam não tendo infra estrutura suficiente para oferecer conectividade para a população.

Com a implementação da rede completa da Starlink, a SpaceX espera conseguir democratizar o acesso a internet com experiência similar a fibra óptica em locais em que esse tipo de serviço não chega. Assim, a empresa acaba oferecendo uma solução de qualidade para áreas rurais, comunidades remotas, bairros afastados em grandes cidades e até mesmo em voos e cruzeiros.

No Brasil, recentemente foi divulgado uma parceria pra levar Starlink para 19 mil escolas públicas. Só o fato de levar internet a escolas remotas já é uma proposta impactante aqui no país. Acesso à tecnologia é algo tão discutido, mas que, infelizmente, ainda não possui planejamento concreto e planos em ação para fazer acontecer.
Conseguir acesso à internet desde as primeiras fases da vida é algo que tem um impacto muito grande no desenvolvimento de uma pessoa. Quanto mais sólida a estrutura dada a uma população, mais ela consegue estudar e colaborar para o avanço da própria tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.