Starlink no Brasil: instalamos a internet via satélite do Elon Musk

Assista ao unboxing, montagem e configuração do Kit. Também explicamos como a internet da Starlink funciona

Compramos a Starlink há mais de um ano e, finalmente, ela chegou! Essa é a internet via satélite da SpaceX, empresa do Elon Musk que, além de prover internet, planeja levar homem à Lua e colonizar Marte.

Nesse vídeo de unboxing, mostramos o que vem no Kit da Starlink e a simplicidade de montar e configurar a antena. Explicamos ainda como funciona a conexão da antena com os satélites e da órbita terrestre para sua casa. Também detalhamos os preços dos kits e mostramos, brevemente, o funcionamento da Starlink em Florianópolis - SC, uma cidade em uma área onde a cobertura de satélites acabou de chegar.

20/03/2021 às 13:34
Vídeo

SpaceX Starlink: reservamos a nossa internet por satélite. Co...

Com alta velocidade e baixa latência, Starlink promete banda larga em áreas (nem tão) remotas

Desde janeiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já tinha concedido o direito de atuação à SpaceX aqui no Brasil. Em abril, as antenas começaram a chegar em São Paulo e outros estados do país. Há alguns dias ela chegou por aqui. O processo de expansão prevê maior cobertura em Minas Gerais muito em breve, se juntando a parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com outras áreas do país recebendo cobertura ainda em 2022 e no começo de 2023.

O que é a Starlink?
A Starlink é uma proposta de levar internet para o mundo inteiro, sem restrições geográficas ou necessidade de infra estrutura local. Basta ter o Kit com uma antena, eletricidade e um celular para configuração para você já estar apto a se conectar aos milhares de satélites já em órbita. Até o momento, foram lançados 2.500 satélites, com mais de 2.200 em atividade, mas a ideia da SpaceX é lançar mais de 40 mil para conseguir cobrir a maior área possível.

Esses satélites se deslocam em rotas pré-estabelecidas a 550km de distância da Terra, cobrindo (até então) algumas áreas do planeta. Quanto mais satélites, maior e melhor a cobertura. Por conta disso, a SpaceX vem lançando satélites todos os meses, e no começo de 2023 já serão mais de 4.000 em órbita.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.