Índice do Artigo

Drones

6 takes incríveis feitos com drones FPV

Reunimos as melhores sequências da internet dessa modalidade de voo

Quem curte cinema e audiovisual, se não conhece, deveria conhecer o que os drones conseguem fazer atualmente. E quem curte tecnologia também tem deve ficar de olho nessas pequenas aeronaves porque elas simplesmente vão afetar o seu dia a dia cada vez mais.

Mesmo hoje elas já estão participando do nosso cotidiano e não nos damos conta, principalmente no cinema, como quando substituíram helicópteros nos takes aéreos. E não só fizeram o mesmo trabalho, mas foram além por serem menos e permitirem manobras diferenciadas. No começo muita gente duvidava, mas com o tempo vimos a tecnologia se aprimorando, a qualidade de imagem subindo muito mesmo em câmeras portáteis e isso trouxe um novo mundo de possibilidades para o audiovisual.

YouTube video

Isso nos leva aos drones FPV, um modo de pilotar drones que te empresta o ponto de vista da aeronave, compartilha as imagens da câmera acoplada nele com o piloto através de um óculos de realidade aumentada.

FPV significa First Person View: Visão em primeira pessoa, nesse caso do ponto de vista do drone

E mesmo esse tipo de filmagem já se divide em outras categorias, sendo as principais:

  • Freestyle: Capturas em estilo livre;
  • Racing ou Corrida: Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro;
  • Cinematic: Utilizado para criar imagens incríveis planejadas ou não;

Aqui eu compartilho 6 sequências incríveis com drones FPV e com foco na modalidade Cinematic. Abaixo, você confere cada um dos selecionados.

E vale lembrar que no YouTube compartilhamos diversas imagens utilizando drones (não em FPV) aqui em Florianópolis. Se você curte a temática, provavelmente vai curtir nosso conteúdo por lá.

YouTube video


1 – Novo filme de Michael Bay

As primeiras imagens que quero compartilhar aqui são as capturas para o filme Ambulância: Um Dia De Crime, de Michael Bay. O filme tem muitas cenas de ação, perseguição, e a produção escolheu o campeão mundial da liga de corrida de drones FPV, Alex Vanover, e o resultado foi surpreendente.

YouTube video

E parando pra assistir realmente fica claro que precisavam de alguém capacitado nesse nível pra fazer as imagens porque enquanto assistia eu só pensava na precisão dos movimentos e na reponsabilidade que o piloto assumiu. Imagine bater em uma das manobras e fazer com que todos os carros envolvidos no take voltassem pro ponto de partida pra refazer a cena.

Sem dúvida, muito mais arriscado do que errar uma fala.


2 – Universidade na Suíça

O título deste vídeo diz que ele é o mais longo em take único já feito. Difícil afirmar isso, mas de fato ele é mesmo longo e surpreendente. A imagem foi capturada pela empresa New Step Media, uma agência de publicidade da Suíça especializada em vídeos.

YouTube video

A cena tem pouco mais de 3 minutos e sai do dormitório de uma estudante em direção ao prédio principal de uma universidade.

Em diversos momentos o drone passa por lugares estreitos e faz movimentos de câmera interessantes. Mas o primeiro ponto que fica evidente é o fato de cada trecho ser combinado com as pessoas envolvidas na captura.

Isso é bem comum nesse tipo de gravações e é legal ver as combinações e a criatividade na execução de cada plano. Outro detalhe é que a faixa de áudio não é original, todo o áudio é acrescentado depois. Até porque o drone passa por muitos ambientes e tem ainda o barulho dele mesmo, então os áudios são colocados depois na edição, com dublagem e outros efeitos sonoros.

O vídeo claramente foi feito pra divulgar o ambiente da universidade, o espaço e tudo mais. Na descrição, a empresa só agradece a confiança da universidade, não dá mais detalhes de como foi a produção, mas imagino que a maioria das pessoas que participaram sejam alunos e professores mesmo.


3 – No boliche com cinema

Esse é outro take fenomenal, com destaque para o momento em que o drone vai para trás dos pinos atravessando uma brecha entre a pista e o maquinário. Também na sequência ele entra em um corredor estreito até sair do outro lado da pista. Também aqui, é claro, tudo coreografado e os efeitos sonoros colocados depois.

YouTube video

E é legal pensar aqui em como foi o planejamento dessa cena e como consegue destacar os pontos positivos do ambiente. O vídeo destaca a entrada para as pistas de boliche, o pessoal interagindo e até um cineminha que tem no lugar.

É uma forma poderosa de promover negócios que tenham algum ambiente bacana. Com isso, é gerado um vídeo muito diferenciado pra colocar num site, no Instagram, ou até anunciar no YouTube mesmo.


4 – Meka Bar

O que mais me impressiona na modalidade de drones FPV é a possibilidade de fazer aqueles takes em que a câmera passa por brechas bem pequenas. Até porque a gente sabe da dificuldade que é fazer esse tipo de captura.

E o trecho abaixo, gravado para o bar Meka, consegue surpreender nesse sentido. Em diversos momentos o drone passa perto de pessoas e entre outras brechas de paredes.

YouTube video

Só que claro, quanto mais fino você tira de algo maior a chance de danificar o aparelho, de estragar a sequência e ter que repetir tudo do zero. Isso então exige um piloto experiente e que consiga seguir o combinado com maestria.

E vale ressaltar que pilotar drones FPV não é simples como pilotar drones normalmente, porque nesse tipo de voo o piloto tem controle de mais ângulos, o que pode parecer uma vantagem mas é algo que dificulta bastante.

Sobre a filmagem, um trecho muito complicado é quando ele vai passar pela psicina de bolinhas com as crianças, as chances de bater nessa parte parecem grandes. Dá até pra perceber que nesse trecho foi necessário desacelerar bastante.


5 – Drones na USFL USA

Drones também estão ganhando destaque em transmissões ao vivo de esportes. Um exemplo disso é a liga de futebol americano dos EUA, que agora tá utilizando drones de forma experimental. E apesar de ser apenas um teste, pode ser que o seja definitivo.

Em transmissões desse tipo, normalmente as imagens geradas são por câmeras que se movem com cabos por cima dos jogadores. Elas até consegue se aproximar bastante dos jogadoers, mas com drones é possível levar o espectador pra dentro de campo, praticamente.

YouTube video

Isso porque drones conseguem seguir de muito perto os jogadores e passam melhor a ideia de movimento. E, ao menos pelas imagens, não parece que atrapalham tanto os jogadores. De qualquer forma, pode ser um pouco agoniante ver o quanto eles conseguem se aproximar.

Mas uma coisa é certa, esse tipo de filmagem em esportes consegue entregar muitas imagens diferenciadas pra quem tá em casa assistindo do sofá.


6 – Publicidade da porsche 

Essa sequência de um vídeo promocional da Porsche tem os takes mais surpreendentes que eu já vi envolvendo drones. Claro, não são takes contínuos, mas todo o conceito desse vídeo foi pensado levando em consideração o que é possível com drones FPV.

E quem olha assim pode não se dar conta do trabalho que é fazer filmagens como estas. Pra se ter uma ideia do tamanho do investimento, a equipe chegou a fazer uma pista pra fazer as capturas com o carro.

Eles também filmaram em estações diferentes e chamaram um piloto extremamente experiente, que ainda assim bateu o drone diversas vezes. O piloto tem um canal no YouTube chamado Johny FPV.

YouTube video

E ele explicou em um making of como fez a captura mais difícil que aparece no vídeo e que realmente só é possível com um drone FPV e com muita habilidade. Ele explica que pra esse take em específico foi utilizado um drone menor com uma GoPro e, segundo ele, ainda assim bateu muitas e muitas vezes antes de conseguir.

Além disso, mesmo com toda habilidade pra fazer esse take, que definitivamente ele tem, explica que teve sorte porque é um take muito desfavorecido. Uma série de alinhamentos é necessária pra que tudo seja exato.

São duas janelas para atravessar, precisava ser em uma curva específica para a transição e ainda foi necessário levar em consideração as condições climáticas. Então é muito fora do sério o que foi feito nessa produção.

Fora do sério também são as capturas que Fábio Feyh faz no canal no YouTube, vale a pena conferir os takes compartilhados diretamente de Floripa, um dos lugares mais bonitos de Floripa.

YouTube video