Análise da Samsung Crystal AU7700 de 70". Uma TV 4K com tela grande e preço justo

Uma TV 4K de entrada que é sinônimo de custo benefício

No vídeo de hoje tiramos da caixa e testamos a Samsung Crystal UHD AU7700, a TV 4K de entrada da Samsung. Este é o modelo mais barato - e mais simples - da fabricante coreana e está disponível em formatos de 43" a 75", sendo que o modelo testado foi o de 70", uma TV grande, para um ambiente grande e por um preço mais amigável. A empresa faz um balanço entre custo e benefício, para entregar uma tela 4K mais acessível para a maioria dos consumidores.

A AU7700 possui tela [email protected], com painel VA, que entrega bom contraste nativo, apesar de não possuir gerenciamento de iluminação por zonas (FALD). Em contrapartida, possui gerenciamento de reflexos e ângulos de visão que deixam a desejar, dependendo muito do ambiente a ser instalada. Para os gamers, baixa latência, porém, não possui portas HDMI 2.1, o que limita algumas funcionalidades quando usada com videogames de nova geração (Playstation 5 e Sbox Series X e S).

 

Entendendo a linha de TVs da Samsung e posicionando a AU7700

Atualmente a Samsung possui 03 linhas de TVs para quem quer consumir conteúdo variado e uma quarta linha focada em segmentos específicos, focada em lifestyle. Pensando no consumidor que quer assistir esportes, ver filmes ou jogar, as três linhas disponíveis são a Crystal UHD, de entrada; a QLED, intermediária; e a Neo QLED, premium. Essas linhas são classificadas de acordo com o tipo de tela, design, conectividade e tecnologias implementadas, o que pode melhorar ou piorar a experiência ao consumir determinados tipos de conteúdos.

A linha Crystal UHD, de entrada, recebe esse nome devido ao processador Crystal 4K, que equipa toda a linha e é responsável por rodar o sistema operacional Tizen, além de analisar a imagem da fonte original e melhorá-la usando inteligência artificial. Isso é importante sobretudo quando consumimos conteúdo de TV aberta ou TV a cabo, já que esses conteúdos são transmitidos em resolução FullHD e, quando processados pela TV, tem sua resolução ajustada para 4K - ou algo próximo disso.

Claro que quanto mais barato um produto custa, mais simples será o design e mais cortes haverá nas tecnologias disponíveis. Os fabricantes fazem esses ajustes a fim de entregar um produto equilibrado ao consumidor e continuar mantendo o produto de uma gama superior mais atrativo. No caso da AU7700, a 4K mais básica, da linha de TVs 4K mais simples da Samsung, visualmente a TV está mais espessa que a AU8000 e AU9000, outros modelos da linha Crystal. O volume de cor também é menor, já que os outros dois modelos possuem uma tecnologia para melhoria de cores ausente na AU7700.

Quando comparada a linha QLED, o processador Crystal 4K perde agilidade frente ao processador Quantum 4K, deixando o sistema mais lento e piorando a capacidade da TV de fazer um upscale com análise mais detalhada de rostos, por exemplo. Algumas funcionalidades do sistema Tizen também ficam de fora, como o Menu Games, uma novidade em 2021 e que permite ajustar o conteúdo em outras proporções e acompanhar os frames em tempo real.

Já quando comparada a linha Neo QLED, claro que a distância é maior. TVs premium possuem painéis com tecnologia FALD, que permite iluminar o painel em zonas, ampliando o nível de contraste ao desligarmos LEDs de áreas escuras. Esse tipo de tecnologia não está presente na linha Crystal. O nível de brilho apesar de satisfatório, também é mais básico na linha de entrada, o que não permite efeitos em conteúdo HDR tão impressionantes e, de forma geral, as cores aparentam ser meio lavadas em algumas cenas.

Continua após a publicidade

Diferenças destacadas, é importante frisar que essas são concessões esperadas em uma linha de entrada e a possibilidade de pegar uma tela de 70", de grande formato, por cerca de R$ 4.500,00, faz da UA7700 uma boa opção para quem tem um ambiente amplo e quer uma tela grande por um preço interessante.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.