Xiaomi 12X: celular EXCELENTE, com apenas um porém...

Muito desempenho, design interessante, especificações bem escolhidas, mas uma interface invasiva

A principal linha de smartphones da Xiaomi recebeu recentemente três novos produtos, Xiaomi 12X, Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro. Neste vídeo eu demonstro os principais detalhes sobre o modelo mais simples dos três, o Xiaomi 12X. Confira abaixo as especificações e minhas primeiras impressões do celular.

Xiaomi 12X: Link de compra

Xiaomi 12: Link de compra

Xiaomi 12 Pro: Link de compra


Xiaomi 12X, Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro

A grande diferença entre os aparelhos é o processador utilizado, o Xiaomi 12X é o único dos três a trazer o Snapdragon 870, os outros dois irmãos maiores trazem o melhor processador da Qualcomm atualmente, o Snapdragon 8 Gen 1, feito em 4 nanômetros. Apesar da diferença no processor, todos os aparelhos trazem compatibilidade à rede 5G.

Xiaomi 12X:  Snapdragon 870
Xiaomi 12: Qualcomm SM8450 Snapdragon 8 Gen 1 (4nm)
Xiaomi 12 Pro: Qualcomm SM8450 Snapdragon 8 Gen 1 (4nm)

Também há uma diferença no chip gráfico:

Xiaomi 12X: Adreno 650
Xiaomi 12 e 12 Pro: Adreno 730

Continua após a publicidade

Tela e design

Sobre o design, o celular está disponível em preto, azul e roxo/rosa. A versão que recebemos para teste é a rosa e traz um efeito de reflexo muito bonito. Outro detalhe sobre o celular que vale ser mencionado é o seu tamanho, ele é pequeno se comparado com a média de tamanho dos aparelhos do mercado.

Todas as versões trazem tela de excelente qualidade, incluindo proteção de tela, taxa de atualização alta e alto brilho.

Xiaomi 12x: 6.28”, Com Gorilla Glass Victus, OLED, 1B colors, 120Hz, Dolby Vision, HDR10+, 1100 nits (peak)
Xiaomi 12:  6.28”, Com Gorilla Glass Victus, OLED, 1B colors, 120Hz, Dolby Vision, HDR10+, 1100 nits (peak)
Xiaomi 12 Pro: 6.73”, Com Gorilla Glass Victus, LTPO AMOLED, 1B colors, 120Hz, Dolby Vision, HDR10+, 1000 nits (HBM), 1500 nits (peak)


Sistema

Como de praxe, a Xiaomi traz os principais recursos extras, sem deixar quase nenhum de lado. O único item que pode fazer falta é o conector de fone de ouvido. Fora isso, todos têm NFC, infravermelho, leitor de digitais na tela, e também o Dolby Atmos.

Todos os modelos estão disponíveis nas opções abaixo:

  • 128GB 8GB RAM, 256GB 8GB RAM, 256GB 12GB RAM (UFS 3.1)

Quanto ao sistema operacional, a Xiaomi implementou a MIUI 13, que não tem nenhum grande recurso e mantém os anúncios. E mesmo que esses anúncios possam ser desabilitados, se o usuário tem que "consertar" o produto entregue então ele não funciona bem.

É extremamente invasivo, sempre foi, e agora está ainda pior. Ao bloquear a tela do aparelho, você recebe indicações de conteúdo do aplicativo 92. Isso é especialmente ruim porque envolve a personalização do seu aparelho, é invasivo.

E mesmo que você desative opções de anúncio no celular, essa opção continua aparecendop orque ela funciona com um aplicativo a parte, chamado 92-Take your Story.

Continua após a publicidade

Eu até procurei sozinho como desativar mas não achei a opção por minha conta, foi só procurando nos comentários da página do aplciativo que encontrei a resposta. Com a tela bloqueada, basta ir no canto inferior esquerdo, em um ícone de flor e arrastar para a direita. Na sequência, é só ir no canto superior direito, desbloquear o celular e desativar a opção "Carrossel de Papéis de parede".


Carregamento

Outro destaque é a velocidade de carregamento, o carregador traz 67W, o que garantiu carga total pouco antes de uma hora de duração na tomada. Confira abaixo nossos testes:

Carregador: 67W
Bateria: 4500mAh

Tempo para recarga:

10 minutos - 34%
30 minutos - 78%
1 hora - 100% pouco antes de uma hora

Este é um resultado bom e a velocidade de recarga acima da média do mercado é, sem dúvida, importante para o dia a dia. Com meia hora de recarga você já consegue mais da metade da carga e está pronto para ao menos um dia de uso.


Desempenho

Quanto ao desempenho, ele ficou bem próximo do POCO F3, celular que traz o mesmo chip gráfico e processador.

Pontuação no teste de desempenho AnTuTu:

Samsung Galaxy S21 Ultra (Exynos 2100): 755462
POCO F3 (Qualcomm Snapdragon 870): 652733
Xiaomi 12X (Qualcomm Snapdragon 870): 652073
Galaxy S20 FE (Qualcomm Snapdragon 865): 646507


Câmera

O conjunto de câmeras é realmente interessante mesmo nos modelos mais simples, que compartilham as mesmas câmeras. O já o Xiaomi 12 pro é equipado com três câmeras de 50MP.

Câmeras traseiras do Xiaomi 12x e Xiaomi 12:
Principal: 50MP
Ultrawide: 13MP
Macro: 5MP

Câmeras traseiras do Xiaomi 12 Pro:
Principal: 50MP
Telefoto: 50MP
Ultrawide: 50MP

Sobre a câmera Macro:

A câmera macro de 5MP conseguiu fazer boas fotos e justifica sua presença no celular, diferente de quando há câmera macro no aparelho, mas ela não tem qualidade suficiente para fazer fotos.

Câmeras do tipo de 2MP são extremamente ineficientes, como acontece no POCO M4 Pro. Essa escolha das fabricantes tem relação direta com marketing, o que é algo altamente prejudicial para o consumidor, principalmente o leigo. Isso porque a pessoa pode ser induzida a comprar uma aparelho por ver mais câmeras na traseira, o que não é garantia de mais qualidade.

O consumidor paga pela adição de uma "câmera morta", que tá ali mas não é capaz de desempenhar sua função.

Abaixo, você vê um breve comparativo entre a câmera dos dois celulares.

Fotos câmera principal

O conjunto de câmeras faz bem o seu trabalho, consegue trazer bom equlíbrio de cores e brilho, além de trazer a opção de fotos grande-angular.

Câmera selfie

A câmera selfie é de 32MP e funcionou bem no modo normal, mantendo bom equilíbrio mesmo em situações em que o modo retrato estourou.

Um outro ponto que pode ser interessante para algumas pessoas é a gravação em até 8K. No entanto, esse modo exige o codec HEVC para ser reproduzido e só pode capturar o máximo de 6 minutos por clipe.


Jogos

Genshim Impact: Ele consegue rodar na qualidade mais alta e a 60 quadros por segundo, mas em alguns momentos pode apresentar algumas engasgadas em cenários mais exigentes. Pra conseguir mais fluidez o ideal é diminuir alguns detalhes da qualidade gráfica, mas mantendo a resolução alta.

Asphalt 9: Rodou sem problemas na qualidade mais alta.

COD Mobile: Rodou sem problemas na qualidade mais alta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.