POCO X4 Pro 5G! Câmera de 108MP e MUITOS recursos extras

Smartphone tem design atraente e chama atenção por suas especificações

Finalmente podemos compartilhar nossas impressões sobre o POCO X4 Pro 5G, o novo da marca de maior apelo popular da Xiaomi. A POCO sempre surpreende com seus aparelhos e traz smartphones que ganham muito destaque principalmente na Black Friday. Todo ano indicamos um celular da marca, geralmente lançado no início do ano.

Link para compra do POCO X4 Pro 5G

Neste vídeo você acompanha os destaques do POCO X4 Pro 5G, incluindo os detalhes sobre design, tela, desempenho, e recursos extras.


Design e Tela

O POCO X4 Pro 5G tem um design extremamente semelhante ao do seu irmão Redmi Note 11 Pro, que também tem praticamente as mesmas especificações. Na parte do design a diferença fica por conta da traseira com grande destaque para a marca POCO, algo já característico levando em consideração outros aparelhos da família.

As laterais do celular são retas e trazem um acabamento que lembra vagamente o de um iPhone, também a pegada acaba sendo semelhante. O resultado é um smartpthone bonito que pode ser confundido facilmente com um topo de linha de longe ou por quem não conhece muito desse tipo de gadget.

A tela é de 6.67" e traz taxa de atualização 120Hz, bacana para a navegação do sistema, mas acaba não sendo lá grandes coisas para outras atividade, já que jogar em taxas mais altas não é uma opção para esse celular. Ainda que tenha um excelente processador, são poucos os jogos que suportam taxas mais altas e esse aparelho não é capaz de chegar a uma taxa de quadros tão alta. Mas comento sobre jogos mais para frente.


Recursos Extras

Continua após a publicidade

Na parte de recursos extras podemos dizer que o POCO X4 Pro 5G não deixa a desejar. O celular, como o próprio nome diz, traz 5G, o tipo de conexão a redes móveis mais rápida da atualidade. Ainda que poucas regiões do globo tenham esse tipo de rede disponível, é algo que começa a contar como necessário para quem busca trocar de celular neste ou no próximo ano já pensando em ficar de 2 a 3 anos com o mesmo aparelho.

Além disso, você também pode utilizar o NFC para pagamentos sem contato. Ter essa funcionalidade em mãos pode tornar o seu celular o recurso que permite que você saia de casa sem carteira, ainda mais com a nova carteira de identidade digital.

E ainda, no topo do POCO X4 Pro 5G, é possível notar a presença do infravermelho, amplamente adotado vários eletrodomésticos, smart TVs e ar condicionado são dois exemplos que casam bem com esse recurso. Para quem é pouco familiarizado com esta ferramenta, você pode dar comandos com o celular para qualquer marca de dispositivo que tenha suporte a infravermelho, então consegue ligar/desligar e até navegar pelas opções de menu do aparelho, se houver.

Você não precisará utilizar um adaptador USB-C para fone de ouvido neste smartphone, isso porque ele vem com a boa e velha conexão 3.5mm. E esse é, sem dúvida, uma escolha simples no design do aparelho, mas que acaba também aparecendo como recurso extra devido à falta dessa característica no mercado.

Há também leitor de digitais, algo que garante o acesso seguro ao sistema. Ele fica na lateral e divide a função com o botão power.

Por último, o som estéreo DolbyAtmos. Aqui é possível assistir conteúdos direto do celular com qualidade sonora Dolby e a intenção de criar uma "atmosfera" a partir do conteúdo. Um casamento bacana com a tela AMOLED, excelente qualidade para assistir filmes e séries deitado na cama ou sentado no sofá.


Carregamento 67W

Também poderia estar acima como um recurso extra a recarga de 67W, um grande diferencial de mercado, uma velocidade bastante acima do que a normalmente entregue pela concorrência.

Para ter uma ideia do quanto ele é interessante resolvi salvar os dados da recarga. E ainda que não tenho atingido 100% já é possível ter uma ideia do que consegue entregar:

  • 10% em 2 minutos e 20 segundos
  • 70% em 38 minutos
  • 98% em uma hora e 30 minutos

Continua após a publicidade

Desempenho em jogos

Apesar de parecer um processador tímido, o processador Snapdragon 695 5G, por ser um chip mais novo feito em 6nm, consegue desempenho próximo a outros processadores da Qualcomm da série 700. Isso significa uma pontuação semelhante em benchmark a processadores como o Snapdragon 750G ou superior.

Em um primeiro teste a pontuação no benchmark AnTuTu a pontuação foi de 361737. Na sequência, após uma atualização, o aparelho marcou 401553 pontos, que fica acima de processadores como o Snapdragon 750G, como mencionado acima.

Quanto à especificações de hardware, ele vem equipado com 6GB/8GB de memória RAM e em versões de 128GB/256GB.

Desempenho em jogos

Para saber um pouco do que ele entrega em jogos, testei três games bastante jogados atualmente. Entre os que mais exige desempenho está Genshim Impact, que ficou melhor gráficos no muito baixo e resolução no alto. Nesta configuração não consegui uma taxa de quadros alta, mas consegui um equilíbrio entre desempenho e fluidez.

E para zero surpresa, Free Fire e COD Mobile rodaram muito bem e em qualidade alta.


Câmera

Deixando de lado o módulo redondo na traseira na versão anterior, o POCO X4 Pro 5G, chega com uma câmera principal de 108MP, uma secundária grande-angular de 8MP e ainda uma macro de 2MP. 

O principal comentário a ser feito aqui é sobre a câmera de 2MP que realmente só serve para ocupar espaço na traseira do celular. Um completo desperdício baseado em marketing que não se justifica nunca. A qualidade é baixa e a luta é grande para conseguir tirar alguma foto com definição e que pareça seguir a estética de uma foto macro. Já passou da hora de as empresas abandonarem esse tipo de escolha.

Já o sensor principal de 108MP consegue captar muitos detalhes e faz um casamento bom a não tão definida câmera grande-angular, que apesar de mais modesta traz a possibilidade de fazer fotos com um ângulo diferente. É sempre bom ter a opção de fazer fotos com uma grande-angular, seja pela estética criada pela distorção das lentes ou até mesmo para enquadrar mais pessoas, dar uma noção maior do espaço.

A conclusão aqui é de que as duas câmeras principais conseguem fazer boas fotos, mas a câmera macro desta qualidade fica marcada como uma piada para o consumidor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.