LG Xboom 360: caixa de som bluetooth portátil para festas entrega experiência de áudio em 360 graus

Tecnologia proprietária garante som de qualidade e que preenche todo o ambiente

 

A LG Xboom 360 é uma caixa de som bluetooth, ou melhor, uma coluna de som que combina altos falantes de qualidade, LEDs RGB e funcionalidades como equalizador customizável, modo DJ, entre outras interações via app no seu smartphone. Mas o melhor: é uma caixa de som que propaga o som em 360 graus, entregando uma experiência similar em todo o ambiente, sendo uma ótima pedida para festas, por exemplo.

Com um acabamento premium, focado em Lifestyle e não nos audiófilos - afinal, nenhuma caixa de som bluettoth mira no público mais exigente -, a LG Xboom 360 é uma caixa de som / objeto de decoração / lanterna de jardim, enfim, seu design e os materiais empregados em sua construção a diferencia de caixas de som tradicionais, mas com propósito. O formato de cone da coluna de som da LG é ideal para o conceito adotado, de um som 360 graus distribuído de forma homogênea por todo o ambiente.

A mágica acontece na forma em que o tweeter e o woofer são posicionados, distribuindo todas as frequências pelo ambiente. Aliás, a qualidade de ambos os alto falantes não deixa a desejar: na parte de cima da caixa, está posicionado o tweeter, que possui um driver de compressão feito de titânio, com alta sensibilidade e baixa distorção, cobrindo bem as médias e alta frequências (agudos), entregando um som limpo e bem definido PARA um sistema bluetooth.

Já na parte de baixo, um woofer de fibra de vidro de 5,25” proporciona clareza no grave, o que é uma ótima escolha, já que esse tipo de caixa apesar de não ser de madeira, possui características similares a polpa de madeira, proporciona um grave forte e limpo. Em geral, a LG Xboom 360 entrega bons graves e agudos, com meio tons balanceados / não recuados. Eles estão presentes, de forma balanceada, o que ajuda a entregar uma assinatura bem interessante. Muito bom escutar cantoras como Elis Regina e Alcione, afinal, não se vive só de baladas, certo?

Entre o tweeter e o woofer a LG posicionou um cone invertido com duas funções: iluminar a festa com LEDs RGB, que trazem 09 modos pré-configurados entre Ambiente, Natureza e Festa, com o usuário podendo ainda criar modos personalizados que reflitam a sua personalidade, gostos, humor, ou como você quiser chamar. A segunda função é rebater o som que vem do woofer e distribuí-lo de forma igual por todo o ambiente, em 360 graus. Essa tecnologia patenteada da LG permite que com um conjunto modesto de speakers a empresa consiga criar uma boa experiência para toda a galera que está curtindo a música.

Como base de comparação, existem outras empresas no mercado entregando som 360 graus, mas a maioria usa múltiplos tweeter / speakers para que a mágica aconteça. A Apple, com o HomePod, distribuía 07 tweeters na parte inferior do produto, criando um som potente, porém com sobreposição de ondas e uma experiência / resultado questionável. A LG alega que da forma que ela trabalha o som omnidirecional, todas as frequências se distribuem por todo o ambiente, criando uma experiência mais imersiva. Não tenho como cravar isso, mas ruim certamente não ficou. Aliás, para o meu gosto, ficou muito bom.

Os controles das músicas e da caixa estão posicionados na parte de cima da caixa, mas é no app que você pode fazer os ajustes finos, acessando todas as funções, incluindo ambiência, qualidade do som, equalização, modo e intensidade de iluminação, entre outras funções.

Nos meus testes coloquei a Xboom 360 em ambientes abertos, ao ar livre e também em uma sala entre 40 e 50m2. O resultado foi muito bom em ambos. Para ambientes externos a opção Outdoor no Equalizador dá um “up” no grave e um ganho geral. Para melhorar ainda mais - seu bolso não irá concordar - existe a opção de unir duas XBoom 360° em modo Twin. Você não vai criar um sistema estéreo, mas a ideia aqui é aumentar a saída, dobrando a potência, logo, o volume. Uma LG Xboom 360 tem 120W RMS, logo duas somariam 240W. Isso é legal para quem for usar o sistema em uma grande área externa ou em uma festa com ambiente muito amplos. Nesse caso o que o sistema faz é sincronizar as caixas e garantir que o som vai estar em “sincronia”

Continua após a publicidade

Além de funcionar na tomada em 110W e 220W, possui uma bateria interna com autonomia para até 10 horas de uso, com volume em 50% e iluminação desligada, podendo ainda servir de power bank para o seu celular em um momento de desespero, garantindo que a música continue tocando. Nos meus testes levou um pouco menos de 05 horas pra carregar, para mais 10h de autonomia longe da tomada. Acaba sendo um bom companheiro para festas, acampamentos e piscina, desde que com cuidado, afinal não possui proteção IP.

Em resumo, o LG Xboom 360 é um produto focado em lifestyle. Uma caixa de som que se parece com uma lanterna de jardim, com ótimo acabamento em tecido e iluminação ajustável de acordo com o humor e momento do usuário. O som fica por conta de um conjunto de speakers que garante uma qualidade excelente, dentro do universo bluetooth. Não é uma caixa pensada em audiófilos, mas sim em um público que busca um objeto decorativo e que entrega um som 360° de boa qualidade e que certamente impressiona não apenas pelo som, mas pelo conjunto da obra: é bonita, é exclusiva, tem bom som e não te deixa na mão, já que tem bateria o suficiente pra segurar a festa inteira.

Duas ressalvas que eu faço é que seria incrível se desse pra usar duas caixas Xboom 360 em modo estéreo, e não apenas pra aumentar a potência de saída do sistema. Talvez na próxima versão. Na verdade, até deve ser possível, usando cabos auxiliares e splitters, mas certamente você perderia o apelo de ser um sistema totalmente sem fio, fora o preço salgado. O segundo ponto é, cadê a Alexa integrada para facilitar os comandos de voz? Você até pode dar comandos de voz pelo seu celular, o que não é tão prático. Apesar que, já imaginou todo mundo em uma festa podendo falar para a Alexa trocar a música? Que caos!

O preço assusta um pouco, mas é uma tecnologia nova e se considerarmos outros produtos com áudio 360 graus, não está fora - apesar que no Brasil essa categoria (som 360 graus) ainda não tem muitos competidores. São cerca de R$ 2.500,00 na Fastshop, único varejo online em que eu encontrei este modelo e R$ 2.799,00 na loja da própria LG.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.