WIFI 6 e redes MESH: Entenda como as tecnologias podem potencializar sua casa conectada

Dispositivos combinados oferecem maior abrangência de rede, dispositivos conectados e mais segurança

Duas tecnologias que são bastante mencionadas para o que chamamos de casa inteligente hoje são o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi Mesh. Inclusive, temos artigos bastante completos sobre elas aqui no Mundo Conectado. Com essa combinação, é possível criar um ambiente conectado em casa com mais qualidade, abrangência de sinal e segurança. Nesse vídeo, vamos dar destaque a essas tecnologias, explicando como funcionam e quais seus benefícios para os usuários, usando como exemplo o kit Mesh ASUS ZenWiFi AX6600 e o Roteador Gaming ASUS AX5400 RT-AX82U Dual Band WiFi 6 que recebemos por aqui.

Página oficial Roteador Gaming ASUS AX5400 RT-AX82U Dual Band WiFi 6
Página oficial ASUS ZenWiFi AX6600 (XT8)

Uma rede Wi-Fi Mesh basicamente conta com um roteador principal e outros dispositivos WiFi que criam novos pontos de conexão com a mesma qualidade do dispositivo principal. Pode parecer um processo similar a extensores e repetidores de sinal, por exemplo, mas eles oferecem benefícios maiores, como mais velocidade e cobertura de rede sem pontos cegos na casa, fazendo uma gestão inteligente. Um único roteador geralmente enfrenta dificuldades em fornecer sinal para toda a casa com a mesma qualidade, mesmo que você tenha gasto mais por mais alcance de rede.  Ele vai fazer a distribuição do sinal até alcançar seu limite, mesmo que a qualidade diminua.

Um diferencial que a ASUS está trazendo para a tecnologia Mesh aqui é a possibilidade de combinar modelos de produtos diferentes dentro do ecossistema ASUS com o AiMesh. Ou seja, você pode usar um roteador de linha diferente e ainda conectar os pontos Mesh, com uma cobertura de até 510 metros quadrados em condições ideias.  

Essa tecnologia combinada com o WiFi 6 permite que o usuário ainda usufrua de mais dispositivos conectados à rede ao mesmo tempo que recebe menos interferências e mais segurança, graças ao protocolo WPA3, que  introduz a criptografia de 192 bits para troca de dados, que aumenta a dificuldade de  rastreamento/hackeamento de informações enviadas de um ponto de acesso para smartphones, SmartTVs e outros dispositivos conectados, mesmo em redes sem senha. A palavra de ordem aqui não é mais velocidade, mas mais performance para cada dispositivo, minimizando engasgos e telas travando.

Os detalhes sobre o que esses produtos e tecnologias podem oferecer no seu dia a dia você confere no vídeo acima.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.