Microsoft explica como deixou Windows 11 mais rápido

Em vídeo, empresa explica decisões tomadas e recursos implementados para aprimorar o sistema operacional

Novos detalhes sobre a criação do Windows 11 foram revelados hoje pela Microsoft através de um de seus canais oficiais. A empresa explicou como este sistema foi criado pensando em segurança e também nos tempos atuais e as melhorias na internet.

O primeiro ponto comentado foi a interface simplificada, com menos itens aparentes para uma experiência mais objetiva.


Snap Assist e múltiplas telas

Outra funcionalidade nova é a forma de organizar as janelas, com o que foi chamado de Snap Assist. Esta nova organização também tem influência no modo como o sistema interpreta múltiplas telas, algo que também foi bastante divulgado com a chegada do sistema e que fazia parte do já enterrado Windows 10X.

Também fomos apresentado ao módulo Zero Trust, que protege os dados do usuários em diversas camadas. Esta proteção passa pelo hardware e o momento em que o computador é ligado, é acionado não só quando o usuário começa a usar o Windows mas a partir da hora em que ele começa a ser carregado.

Sobre as melhorias de performance, Steve Dispense, vice-presidente de gestão empresarial, explicou que houve um salto significativo em relação ao Windows 10.


E isso foi feito buscando priorizar tarefas e determinados aplicativos. Foram feitas melhorias na forma como o computador gerencia a memória RAM, sobretudo de aplicações que estão rodando em segundo plano. Essa gestão envolve também o processador e o conjunto de hardwares do computador.

Continua após a publicidade

Para demonstrar como esta gestão é feita de modo inteligente, o representante da Microsoft abriu o gerenciador de tarefas e alternou entre aplicativos com o uso de CPU acima de 90%. Na demonstração, mesmo neste cenário complicado foi possível abrir os apps rapidamente sem alterar a estabilidade do computador.

As otimizações de performance também chegaram através do que foi batizado de Sleeping Tabs. É possível desativar abas após um tempo determinado para economizar recursos. Abas que entram neste modo aparecem como desativadas, com um tom mais escuro, no navegador Edge.

Este recurso, segundo a Microsoft, é capaz de reduzir em 32% de memória RAM e até 37% de uso da CPU.


Melhoria do Sleep Resume

Outra melhoria é relacionado ao Sleep Resume, agora 25% mais rápido graças à gestão aprimorada de hardware, priorizando os Threads importantes do processador. E tudo isso com uma gestão inteligente também da bateria, então há ganhos também no caso dos notebooks em modo sleep.

O login através do Windows Hello foi aprimorado em 30% e houve ainda melhorias relacionadas ao uso de disco e a forma como alguns aplicativos menos importantes são abertos.


Compatibilidade e requisitos

Segundo a empresa, as exigências de requisitos mínimas, incluindo processadores Ryzen de segunda geração e Intel de sétima geração, contribuem para a melhoria das funcionalidades do sistema.

03/07/2021 às 15:23
Notícia

Windows 11: como verificar se o meu PC é compatível?

Ferramenta WhyNotWin 11 faz trabalho melhor do que o programa oficial disponibilizado pela Microsoft

Continua após a publicidade

E o destaque aqui é o equilíbrio entre segurança e performance. A segurança foi o principal ponto da exigência destas especificações. Entre os requisitos, a exigência do UEFI, que foi trazido como um complemento à BIOS, para cuidar de funções diversas, incluindo a inicialização do sistema.

Há ainda a utilização do DCH nos processadores que constam na lista de exigências. Esta última característica garante estabilidade do sistema e deixa ele livre de falhas críticas no uso em 99,8%.

Vale lembrar aqui que o Windows 11 poderá ser instalado em máquinas sem alguns requisitos recomendados, conforme a própria Microsoft explicou.

Além disso, como o Windows 11 é desenvolvido sobre o Windows 10, os aplicativos instalados no sistema mais antigo devem funcionar sem problemas no novo.


Atualizações do Windows 11

Sobre atualizações, o sistema continuará recebendo mudanças pontuais de tempo em tempo e uma grande atualização anual. Sobre a frequência, será utilizado inteligência artificial para fazer o update em momentos em que não atrapalhe o usuário.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.