Review da Neo QLED QN800A: com Mini LEDs, TV 8K da Samsung entrega muito brilho em HDR

Unindo forma e função, o design da QN800A e a presença do One Connect são destaques

A substituição do tipo de iluminação usada nos painéis de retroiluminação das telas de cristal líquido (LCD), saindo a iluminação por LEDs, com a chegada do Mini LED, é a grande novidade no mercado de TVs em 2021. A Samsung possui 04 modelos explorando a novidade, 02 TVs com resolução 4K e 02 TVs com resolução 8K. Testamos o modelo "de entrada" da linha Neo QLED 8K, a QN800A, que combina uma tela 8K, com painel VA de 120Hz, entregando ótimo brilho e taxa de contraste, graças aos cerca de 40.000 mini LEDs distribuidos em mais de 1.300 zonas de iluminação, posicionados por toda a parte traseira da tela.

O design da QN800A é clean, baseado em linhas retas, bordas finas, pouca espessura e as conexões ficam todas no One Connect, uma caixa externa que se conecta a TV por uma fibra óptica, permitindo assim colocar a TV super rente a parede e sem cabos aparentes. Com 04 saídas HDMI 2.1 e várias funcionalidades pensadas nos gamers, incluindo o modo de baixa latência automático que chega a 5.8ms de input lag na resolução 4K @ 120Hz. Para evitar quebra de quadros a Samsung traz o FreeSync Premium, que funciona muito bem em conjunto com os videogames de nova geração. A maior novidade entretanto é o Game Bar, um menu customizado para os gamers e que permite acompanhar as estatísticas em tempo real, além de ajustar a jigatina para modo UltraWide nas proporções 21:9 e 32:9, trazendo maior área de visão, o que pode ser bastante interessante em alguns tipos de jogos. 

Na parte de áudio são 70W de potência distribuídas em 8 caixas de som, em um sistema 4.2.2, com suporte a som baseado em objetos, um som tridimensional que cria uma experiência bastante imersiva. Infelizmente nada de suporte a Dolby Atmos aqui, o que pode ser alcançado usando um soundbar compatível conectado a TV através da porta HDMI eARC quando configurada no modo passthrough.

O Tizen 2021 continua evoluindo e está bastante fluído, apesar de não trazer mudanças radicais. Se fosse um carro, eu diria que o sistema da Samsung sofreu um pequeno facelift no velho estilo "em time que está ganhando não se mexe". Traz uma boa biblioteca de apps, é fácil de navegar, permite comando de voz por Alexa, Google Assistente e Bixby e pode se tornar a cental da sua casa conectada através do SmartThings. Na verdade há tempos a TV deixou de ser apenas uma TV, conforme a forma de consumir conteúdo dos consumidores vai mudando, o sistema operacional das TVs precisa se ajustar, da mesma forma que hoje as pessoas usam o celular para um monte de atividades, inclusive para fazer ligações... 

O coração da QN800A é o ótimo processador Neo Quantum 8K que roda tudo sem nenhuma dificuldade, abrindo e fechando apps e navegando entre múltiplos apps de forma rápida, sem nenhum engasgo. E se por um lado ainda é bem difícil encontrar conteúdo 8K nativo em 2021, o processador Neo Quantum 8K é poderoso e entrega bom upscale de imagem usando suas capacidades de inteçigência artificial, tanto em conteúdo FullHD, mas principalmente em conteúdos nativos em 4K, gerando poucos artefatos e proporcionando um gostinho do potencial do 8K real. 

Mas o grande atrativo desse modelo é sem dúvida a chegada dos pequenos Mini LEDs. Mas se engana quem pensa que a grande vantagem do Mini LED está apenas no seu tamanho. Sim, ele é até 40 vezes menor que um LED normal, mas devido ao seu formato possuir uma lente mais reta, permite iluminar a tela de forma menos difusa, mais precisa, conseguindo assim maior controle da iluminação da tela. Em teoria, essas mudanças deveriam entregar pretos mais profundos e maior taxa de brilho, o que eu realmente notei em minha análise, porém um outro ponto seria a diminuição do blooming, uma caracteristica (defeito) inerente a tecnologia LCD. Nesse quesito a experiência foi mista, com alguns tipos de conteúdo entregando blooming bastante vísivel, incluindo em legendas, logotipos e outras imagens muito iluminadas em primeiro plano. De uma forma geral, a tecnologia de iluminação de telas LCD vem evoluindo desde o surgimento do FALD (Full Array Local Diming) e a chegada do Mini LED é mais uma adição bem vinda, mas ao menos nas TVs 8K, ainda não consegue solucionar totalmente o problema.

Para saber mais sobre a minha experiência com a QN800A basta assistir o vídeo. Análise em texto sai nos próximos dias.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.