Testamos o ASUS ZenBook 14 UX435, notebook com DUAS TELAS e BELO DESIGN. Vale a pena?

Com processador Core i7 de 11ª Geração, notebook traz bom desempenho em um corpo compacto e bem construído

Já são 10 anos de Zenbook! Essa é a linha de notebooks premium da ASUS, que surgiu em 2011 para brigar pelo segmento de ultrafinos criado pela Appple, com o MacBook Air. Desde então os ZenBooks vem evoluindo e testando novas funcionalidades. A última delas, o Screenpad, que chegou em 2020 e agora está na segunda geração! O ASUS ZenBook 14 UX435 deixa de lado o touchpad tradicional e adiciona uma segunda tela, que permite customização e traz funcionalidades extras ao notebook, ampliando as possibilidades de uso de multiplas aplicações em paralelo.

Equipado com processador Intel Core i7-1165G7 de 11ª Geração, o novo Zenbook traz desempenho equilibrado e condizente com a categoria de ultrafinos, com boa performance na maior parte das aplicações do dia-a-dia como edição navegação da web, edição de documentos, fotos e até se arrisca em alguns jogos mais leves. Sem ter placa de vídeo dedicada, esse modelo se apoia na evolução da GPU dedicada da Intel, que evolui nessa geração e já consegue entregar um resultado razoável - jogos a parte. São 8GB de memória RAM DDR4X, mais velozes que as tradicionais DDR4, e possui um SSDde 512GB para armazenamento.

Possui uma tela IPS FullHD de 14", o que propicia bons ângulos de visão sem distorção de cores. São 300 nits de brilho, suficientes para ambientes externos mas que sofrem um pouco com iluminação direta e conta ainda com 100% de cobertura do padrão sRGB, entregando cores mais precisas e fiéis. Como aqui o conceito é entregar uma experiência premium, conta com bordas NanoEdge, nome que a ASUS usa para dizer que as bordas são bem finas, o que confere a ótima relação de 92% de tela / corpo. Mas o destaque desse modelo é a ZenScreen, a segunda tela! Ela fica posicionada no local onde tradicionalmente estaria posicionado o touchpad e que além de fazer as vezes do mesmo, permite um uso variado, com customização individual, permitindo posicionar atalhos para principais páginas acessadas, criação de grupos de softwares para acesso rápido, posicionamento de menus e atalhos para o pacote Office, assistir vídeos no YouTube enquanto trabalha, ou manter o Spotify aberto na segunda tela enquanto trabalha na primeira.

O Zenbook UX435 possui som estéreo Harman Kardon com par de caixas posicionadas na parte inferior do aparelho. Como o Zenfone traz as dobradiças Ergolift, que elevam o teclado em 3 graus quando o produto está em uso, as caixas não ficam expremidas contra a mesa, o que costuma gerar um som meio abafado. De modo geral o notebook possuiu um som com bom volume e qualidade, deixando a desejar no nível de grave, algo comum neste tipo de produto. Essa elevação de 3 graus também auxilia na circulção de ar na parte inferior do produto, ajudando a resfriar melhor o notebook, além de criar uma posição para uso do teclado. Teclado que é no estilo chiclet, no padrão ABNT 2, com teclas grandes e retroiluminadas, confortáveis o suficiente para dioogitar esse e outros texto. Não possui o teclado numérico na lateral direita, porém o mesmo está disponível através de atalho no Screenpad. O Zenbook UX435 permite ainda travar a tecla função para uso dos atalhos nas teclas F1 a F12, sem necessidade de sempre segurar a tecla função apertada.

Em termos de conectividade, traz Wi-Fi 6, Bluetooth 5 e uma Webcam HD no topo da tela e com suporte a Windows Hello. Apesar de ser um notebook bem fino e leve, com apenas 1.19Kg, a ASUS conseguiu colocar todas as conexões que o usuário pode precisar, como porta HDMI 2.0b, 2X Thunderbolt 4 (USB-C), que além de copiar e trransferir arquivos em altíssima velocidade, permite plugar dois monitores externos. Possui ainda uma porta USB-A, porta P2 para fone de ouvido e leitor de cartão micro-SD.

São 63Wh de bateria, distribuídas em 3 células o que a ASUS promete até 17 horas de autonomia, porém em meus testes esse número ficou em 9 horas e 20 minutos. Vale frisar que testei o notebook com o Screenpad ligado, o que certamente consome bastante. Fiz o teste dessa forma pois não vejo sentido desativar o maior argumento de venda da empresa para testar autonomia. Se você vai pagar mais caro por ter uma segunda tela, não imagino que as pessoas irão usar o produto com essa tela desligada, o que é possível e fácil de fazer através da tecla F6, porém não faz muito sentido. O carregador que vem com o Zenbook UX435 é de 65W no padrão USB-C, o que é útil, pois pode ser usado para carregar rapidademente o celular e mesmo dispensar um segundo carregar em viagens.

Tudo considerado, a linha Zenbook completa 10 anos trazendo para o consumidor como um produto moderno, maduro, que entrega um bom desempenho em um corpo compacto e leve, com diferenciais que devem agradar bastante gente. Infelizmente a alta do dólar / pândemia é uma dobradinha do mal para os produtos premium e o ASUS Zenbook 14 UX 435 chegou por R$ 9.499,00. Para poucos!

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.