XIAOMI na LISTA NEGRA dos EUA: quais os IMPACTOS para a FABRICANTE chinesa?

Empresa chinesa é acusada de apoiar regime militar comunista chinês e sofrerá sanções comerciais dos EUA

Xiaomi é a mais nova empresa chinesa a ser acusada de apoiar um regime militar comunista e sofrerá sanções comerciais dos EUA nos próximos meses. A fabricante entrou em uma lista negra comercial que inclui mais outras oito empresas acusadas de espionagem, práticas desleais de comércio internacional e de irem contra os princípios do país norte-americano. Como resultado, investidores americanos estão proibidos de se relacionarem com a marca da China e devem vender suas ações ou partes da fabricante até o dia 11 de novembro.

Hoje mesmo vimos a consequência destas restrições, a Xiaomi registrou queda de 10% em suas ações no mesmo dia desta notícia.

Ainda é cedo para falar de mais desdobramentos, não se sabe ao certo quais serão as medidas tomadas pelos EUA para impedir parte do funcionamento da chinesa em território americano. A Huawei sofreu punições severas, ficando proibida de utilizar o GMS, Google Mobile Services, pacote de softwares da Google para dispositivos móveis. Caso o mesmo ocorra com a Xiaomi, a terceira maior fabricante de smartphones do mundo deve enfrentar um cenário caótico em breve.

Xiaomi é adicionada na lista de restrição e não
pode mais receber investimento dos EUA [+UPDATE]

De qualquer forma, há diversas especulações e incertezas sobre a relação China/EUA, o governo Donald Trump lutou claramente contra a permanência de marcas chinesas nos EUA. Deixando o cargo dia 20 de janeiro, ou até mesmo antes (em caso de impeachment), há esperança para as companhias asiáticas na permanência solo americano. Joe Biden, candidato democrata, pode aliviar as tensões comerciais com o país, mas não há qualquer certeza sobre isso.

 

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.