Testamos a TU8000: TV 4K de entrada da Samsung traz bom custo benefício

Com bom contraste, bom tempo de resposta e baixo input lag, a TU8000 é uma boa opção de entrada

Em 2020 a Samsung lançou uma nova categoria de TVs, a Crystal UHD. Se a princípio esse nome remete a uma imagem cristalina, ele está de fato associado ao novo processador Crystal 4K, que chega para equipar as Smart TVs 4K de entrada da empresa, impulsionando funcionalidades de intelegência artificial e o upscale de imagem em um segmento onde a maioria dos brasileiros mira: o mercado de TVs de entrada / intermediário, com bom custo benefício. São dois modelos principais, a TU7000 e a TU8000, que hoje eu trago para vocês nesse vídeo.

A TU8000 é uma TV 4K, com taxa de atualização de 60Hz e equipada com uma tela VA (alinhamento vertical de pixels), que seta o tom e define quais serão os pontos fortes e fracos desse modelo. O ótimo contraste nativo característico desse tipo de tela não passa despercebído, com taxa superior a 6.000:1 e ótima uniformidade de preto ao longo da tela, a TU8000 garante pretos profundos e uma ótima experiência se instalada em um ambiente escuro ou em um ambiente com iluminação incidente controlada.

Em contrapartida, os pontos fracos da tela VA, com baixo gerenciamento de reflexos e perda de cores quando o ângulo de visão aumenta, cria ccertas restrições com relação ao posicionamento da TU8000 em ambientes muito iluminados. Não ajuda muito o fato desse modelo ter brilho abaixo do esperando, não passando de 300 nits em conteúdo SDR (TV aberta e a cabo) e em conteúdo HDR, aqui sim a surpresa, já que pra atingir os efeitos do HDR em áreas de grande iluminação, dentro das áreas de brilho, os famosos highlights, você precisa de uma tela capaz de entregar grandes picos de brilho em HDR, o que não é o caso da TU8000.

Claro que não da para desassociar o modelo de sua faixa de preço. Encontrada por R$ 2.600,00 no mercado, a Samsung certamente fez algumas trocas e concessões para manter a TU8000 competitiva no seu segmento, entregando um resultado satisfatório em filmes, esportes e jogos.

Quer saber mais sobre cores, uniformidade de cinza, experiência em jogos e outros detalhes? Clica aí e assiste o vídeo. :)

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.