Toyota Corolla Altis: testamos o motor híbrido, as tecnologias semiautônomas e entretenimento a bordo

Destaque para o baixo consumo, grande autononomia, segurança s suporte ao Apple Car Play e Android Auto

Certa vez estava em um evento da Nvidia e ouvi do CEO da empresa que, na visão dele, o automóvel é o eletrônico de consumo final. Em um carro, diversas tecnologias convergem e funcionam em conjunto pra trazer maior segurança, conforto e entretenimento. São sensores, câmeras, radares, computador de bordo, sistema de multimídia, tudo conectado para melhorar a experiência do motorista e demais passageiros.

No vídeo de hoje vamos falar do Toyota Corolla Altis Híbrido, um carro que traz três pilares principais em termos de tecnologia: um sistema híbrido, combinando um motor a combustão com motor elétrico, para trazer menor consumo, maior autonomia e com menor emissão de poluentes; Possui um conjunto de tecnologias semiautônomas que auxilia na pilotagem, proporcionando maior segurança; E um sistema multimídia que espelha seu telefone usando o Apple Car Play ou o Android Auto e que mostra, na prática, o fluxo de energia do sistema híbrido da Toyota.

Foram cerca de 30 dias dirigindo o híbrido da Toyota, mais de 1.500Km rodados desde a fábrica, em São Bernardo cdo Campo, passando pelo interior de São Paulo, até Santa Catarina. O que incluiu duas viagens de Blumenau a Florianópolis, tempo e distâncias que permitiram entender melhor o modo de funcionamento da quarta geração de motores híbridos da Toyota, que combina 03 motores, sendo um motor a combustão Flex, que funciona a gasolina, etanol, ou qualquer combinação de ambos; em conjunto com dois motores elétricos. Somando as potências, chega a 123 cv. A todo tempo você pode acompanhar o fluxo de trabalho do sistema através do painel multimídea, que mostra na prática qual motor está em ação: o motor a combustão, os elétricos, ou todos os três. 

Por ser um sistema híbrido, você não vai precisar plugá-lo na tomada. Sempre que você tirar o pé do acelerador ou frear, a energia gerada é direcionada para a bateria que fica embaixo do banco de traz e que irá abastecer os motores elétricos.

Já o sistema semiautônomo traz 04 tecnologias que auxiliam os motoristas, garantindo maior segurança ao dirigir o Corolla. O pacote Toyota Safety Sense, também presente na RAV4 e na Hilux, traz o sistema de alerta de mundaça de faixa, assitente de pré-colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e faról alto automático.

Por fim, o sistema multimídia de 7" é sensível ao toque e além de permitir acompanhar o fluxo de funcionamento do sistema híbrido, traz suporte ao Apple Car Play e ao Android Auto, permitindo espelhar alguns dos principais apps do seu celular, o que aumenta as possibilidades de entretenimento a bordo e a interação através de comandos de voz.

E não, não falamos da parte mecânica, câmbio e demais aspectos que você vai encontrar em um site especializado em veículos. Aqui o papo é sobre as tecnologias embarcadas, que auxiliam as pessoas a viverem em um mundo cada vez mais conectado.

 

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.