ATAQUES CIBERNÉTICOS: por que você PRECISA cuidar de sua SEGURANÇA ONLINE?

Os riscos de ignorar práticas de prevenção em contas online e como isso impacta você e as pessoas ao seu redor

Se você utiliza Whatsapp, uma conta bancária digital, ou até mesmo uma simples conta no Google, você pode estar em risco, principalmente se não anda atento pelos vales obscuros da internet. Já falamos aqui de phishing e ransonware, além de explicar o que fazer caso seu Whatsapp seja clonado, mas discutir segurança online é algo que não pode parar. Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) afirmou ter sofrido um ataque virtual, algo que derrubou o sistema do órgão público e atrasou processos de milhares de brasileiros.

Isso levantou uma série de questionamentos importantes, como o que acontece quando o próprio governo, que é responsável pelos dados de milhões de pessoas, é hackeado? Dessa forma, qualquer cidadão pode ter suas informações em risco, algo que chama muita atenção.

STJ é alvo de grande ataque hacker
e sistema pode ter sido criptografado

Resolvi conversar com especialistas e ler sobre o assunto pra comentar pontos importantes que devemos ficar de olho daqui pra frente. Hoje você não precisa sair de casa para ser assaltado, basta um exposição online, uma brecha, ou não estar preparado para um ataque disfarçado de e-mail despretencioso.

Artigos importantes sobre segurança online:

Continua após a publicidade

Phishing - Como um login de e-mail roubado pode comprometer uma empresa inteira
Ransomware - Conheça o vírus que sequestra computadores e pede resgate e está atingindo o Brasil
Whatsapp - Fui clonado no Whataspp! O que fazer se você foi hackeado?

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.