PIX: TUDO que você PRECISA SABER sobre a NOVA forma de pagamentos e transferências

Tiramos as principais dúvidas sobre o funcionamento da novidade apresentada nesta semana pelo Banco Central

O PIX chegou como uma nova forma de efetuar pagamentos e fazer transferências de maneira instantânea e totalmente digital. Ele começa a valer efetivamente a partir do dia 16 de novembro, mas você já pode se cadastrar para receber sua chave com o seu banco favorito.

Apesar disso, não é necessário fazer um cadastro para passar a utilizar o PIX, o cadastro é necessário apenas para aqueles que querem receber algum valor através da chave. Eu explico esse e outros detalhes no vídeo.

Novo Pix já cadastrou 3,5 milhões
de chaves, segundo Banco Central

Em conversa com Carlos Netto, CEO da Matera, e um dos participantes do fórum PIX, percebi que muitas informações foram passadas pela metade nos primeiros dias de divulgação sobre o assunto.

Como a forma de pagamento ainda está em seu início, vamos ficar de olho para ver quais serão os desdobramentos da novidade. Mesmo assim, tudo indica que é algo que veio para ficar e deve acabar se popularizando com o tempo.

Continua após a publicidade

Ele também chega como opção ao TED e DOC, mas a ideia é que seja aceito no comércio em geral, se você for na padaria pode ser que a opção do pagamento com PIX esteja disponível em breve.

Carolina Sansão, gerente de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN, também nos ajudou a entender melhor o PIX, detalhando seu funcionamento, como se dá a segurança de dados e o que esperar do futuro dele.

Continua após a publicidade

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.