Adobe Premiere Pro 2020: veja como renderizar vídeos mais rápido utilizando a placa de vídeo

Atualização aproveita muito melhor o chip gráfico na hora de finalizar o vídeo

A  Adobe lançou uma atualização para o Premiere Pro 2020 que aumenta a utilização da placa de vídeo para a renderização de vídeos. 

Nos nossos testes, conseguimos renderizar ao menos 2x mais rápido, algo que é um grande auxílio para quem precisa finalizar seus projetos com frequência ou ainda grandes projetos.

Como ativar a aceleração por hardware no Adobe Premiere Pro 2020

Primeiro você precisa checar a versão utilizada do software, a partir da versão 14.2 você já tem esta opção disponível. Para saber qual a versão utilizada, pode ir em Help - About Premiere Pro e olhar o número que aparece na caixa de diálogo.

Continua após a publicidade

Para ativar, acesse o menu Edit - Preferences - Media - Enable hardware accelerated encoding and decoding.

Após selecionar a opção, é necessário reiniciar o computador para que ela faça efeito.

Renderizando com o auxílio da placa de vídeo (GPU)

Continua após a publicidade

Após seguir os passos acima, vá em:

File - Project Settings - General

Na opção Renderer escolha "Mercury Playback Engine GPU Acceleration" OpenCL ou CUDA de acordo com o que está disponível.

Se você estiver utilizando uma placa de vídeo Nvidia aparecerá CUDA e se estiver utilizando um chip gráfico da AMD aparecerá OpenCL.

A renderização funciona com outros formatos de vídeo, mas o H.264 foi o principal foco do update.

Na hora de renderizar (Ctrl + M), selecione "Hardware encoding" em "Performance" na aba "Vídeo".

 

Fonte: Adobe
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.