LOGITECH STREAMCAM PLUS: Análise em vídeo da webcam feita especialmente para stream!

Câmera USB-C oferece FullHD a 60fps e várias maneiras bem versáteis de montar

Leitura Rápida

  • A StreamCam Plus é prática e fácil de usar
  • Resolução de até 1080p com 60 fps
  • A câmera pode ser usada na horizontal ou vertical
  • Apenas USB-C, sem adaptador

A popularidade das webcams tem aumentado vertiginosamente desde que começou o isolamento social por causa da pandemia. Investindo nisso, a Logitech nos mandou um dos seus modelos mais avançados de câmera para testar, a StreamCam Plus! A pequena câmera é extremamente versátil e permite transmitir em até FullHD a 60 frames por segundo. Explicamos nesta vídeo análise o que achamos do produto!

Suporte articulado e versátil

 

 

 

Continua após a publicidade

Um dos principais destaques da StreamCam Plus é a estrutura que acompanha para montar a câmera, que é extremamente versátil. A câmera por si só tem um formato quadrado que pode ser encaixado num clipe, tanto na horizontal como na vertical. 

A caixa vem com dois desse clipes, um para usar com um pequeno tripé e um para usar com uma base articulada. Tanto o tripé como a base acompanham o produto.

O tripé é bem simples e serve para apoiar a câmera numa mesa ou superfície do tipo. A base articulada que é realmente interessante, permitindo acoplar a câmera ao seu monitor ou outros tipos de superfícies e objetos.

Continua após a publicidade

Ponta USB-C é legal, mas cadê o adaptador pra Tipo-A?

 

Nessa parte de setup da câmera quero apenas deixar uma crítica ao fato dela vir apenas com uma conexão USB-C sem nenhum adaptador. É bem verdade que o formato é uma tendência do futuro, mas ele ainda não é tão difundido por aí e vai acabar obrigando muita gente a ter que comprar o adaptador por si.

FullHD na horizontal ou vertical

 

 

 

Um dos grande diferenciais da Logitech StreamCam Plus é que ela filma como se fosse um celular. O que quero dizer com isso é que se você posicionar a câmera na vertical, ela vai automaticamente mudar o sentido do vídeo e filmar na proporção vertical. Você não vai precisar usar um programa de edição depois pra "deixar o vídeo de pé", e pode também usar essa função para fazer streaming diretamente pelo celular nessa posição.

Como mencionado antes, a StreamCam é capaz de transmitir em 1920 x 1080 mantendo uma taxa de 60 frames por segundo. Não é um recurso procurado por todo mundo, então não aparece em muitos modelos de câmeras, o que acaba sendo mais um ponto diferenciado para este produto. Só é importante lembrar que filmando o dobro de quadros por segundo, sua internet também vai precisar ser rápida o suficiente pra enviar essa quantidade extra de frames.

A qualidade de filmagem é bastante satisfatória e entrega exatamente o que se espera de um produto nesse segmento. O foco é total no rosto do apresentador, com ajuste automático, um ótimo balanço de cores e excelente nitidez. Isso significa que o resto do cenário perde detalhes, mas isso faz sentido numa câmera voltada para streaming.

Ótimo software compatível

 

 

 

A Logitech tem um programa "companheiro" para ajudar na configuração e uso de suas webcams chamado Logitech Capture. E este software é um recurso extra muito interessante.

O Logitech Capture é bem fácil de usar e oferece diversas configurações para customizar sua experiência de um jeito prático e intuitivo. Ele vem com tudo configurado no "automático", então não é necessário mexer em nada pra já sair usando. Mas quem quiser deixar a imagem mais ao próprio gosto vai ter diversas opções pra mexer na exposição, balanço de cores, filtros diversos e etc. 

E pro pessoal que prefere não ficar mexendo, fica só um aviso importante. O software vem configurado como padrão em 720p (HD) a 30fps. Então, se você quiser aproveitar a qualidade máxima da StreamCam Plus, vai ter que alterar pelo menos essa configuração.

Uma excelente opção, com um preço complicado

 

 

 

A popularidade do mercado de webcams também tem significado, infelizmente, uma alta vertiginosa nos preços - que não é nada ajudada pelo atual preço do dólar.

Isso significa que encontramos a Logitech StreamCam Plus na faixa dos R$ 1.200 - isso quando encontramos! É um preço bem salgado, mesmo levando-se em consideração a qualidade do produto.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.