ANÁLISE DA REDMI TV SOUNDBAR: Ótimo preço - qualidade de som, nem tanto

Barra de som da Xiaomi pode ser uma boa pra melhorar o som da TV, mas não espere muito

Leitura Rápida

  • Redmi TV Soundbar é simples de instalar e fácil de usar
  • Conexão S/PDIF Coaxial, não óptica
  • Qualidade de som não é das melhores, principalmente nos graves
  • Com a promoção certa, pode valer a pena

A Redmi TV Soundbar foi criada como uma solução prática e acessível para Smart TVs, inclusive da própria Redmi. A "barra de som" não está entre as maiores e oferece até 30W de potência por um preço bem competitivo. 

COMPRAR Xiaomi Redmi TV Bar Speaker 30W + CUPOM: BGRMS725

O produto ainda não é vendido oficialmente no Brasil, mas está entre os mais populares entre as exportações de lojas que vendem produtos da China pra cá. Então conseguimos uma aqui no Mundo Conectado também para testar e dizer a vocês o que achamos do produto!

Design e Instalação

Continua após a publicidade

 

 

 

A barra mede 78cm de comprimento, com um pouco mais de 6cm na lateral e altura. O peso total é de 1,5Kg, então, na medida do possível, até que é uma barra bem compacta de fácil instalação. Ela conta ainda com dois furos e acompanha parafusos para fixar na parede.

Continua após a publicidade

Em termos de conexões, a soundbar oferece três opções:

- Auxiliar (P2 de 3,5mm)
- Digital (S/PDIF)
- Bluetooth 5.0

A instalação então, é muito fácil - até pela simplicidade do produto. Depois de ligar a barra aparece um LED indicando no meio, embaixo da grade dos alto-falantes, e a barra "fala". Uma voz gravada anuncia em que qual entrada a barra está ajustada - "AUX", "S/PDIF" ou "Player", que se refere ao Bluetooth. Bast apertar o botão Source para navegar entre as entradas e segurá-lo pra parear o Bluetooth. É bem rápido e tranquilo.

A única crítica que faço aqui é que seria bem mais interessante se a conexão digital de áudio seguisse o formato óptico, em vez do coaxial. Pelo menos na minha experiência, a conexão óptica é bem mais fácil de encontrar em dispositivos por aí, com a importante vantagem de estar presente nos consoles de vídeo game da atualidade.

Qualidade de som

 

 

 

A soundbar da Redmi oferece dois alto-falantes de 45 × 80mm, com potência de até 30W, como dito anteriormente. Esses componentes para oferecer uma qualidade de som que não passa muito do nível do "ok".

O som é satisfatório o suficiente pra ser melhor do que o de muitas televisões mais baratas, o que cumpre a proposta mais básica da soundbar. Mas realmente não compre este produto esperando um "salto" na qualidade do áudio.

Uma das maiores fraquezas do produto está em seus graves. Claro que a barra não acompanha um sub-woofer, então já não era esperada uma grande performance nessa parte, mas as baixas expectativas também não foram alcançadas. Músicas com batidas mais pesadas ou efeitos especiais de explosões e coisas do tipo em filmes e séries são especialmente prejudicados pela baixa qualidade dos graves da Redmi TV Soundbar.

Em outras características do áudio, ele se segura melhor - mas apenas em volumes fracos a médios. Não é necessário aumentar muito o som da barra para começar a ouvir os "raspados" e artefatos que atrapalham a experiência.

Nos meus testes me pareceu que a conexão auxiliar se saiu melhor que a Bluetooth. Transmitindo som sem fio a qualidade apresenta uma leve piora e oscilações no volume bem desagradáveis. Ligado pelo cabo o som ficou um pouco melhor e bem mais estável, então recomendo usar assim.

Conclusão

 

 

 

A Redmi TV Soundbar foi claramente planejada para oferecer uma opção acessível que já ofereça um incremento na qualidade de som da sua TV. Por isso, é especialmente importante a parte do "acessível". 

A barra com certeza não vale seu preço "padrão". Compramos o produto na BangGood, onde a barra aparece por R$ 875,63 na conversão atual do yuan chinês - e esse preço é um completo absurdo para o que essa soundbar oferece.

Mas - e esse "mas" é muito importante - eu nunca vi a loja cobrando o preço cheio pelo produto. Parece uma prática padrão em lojas que exportam da China para o Brasil, colocar preços elevados e tudo fica constantemente em "promoção". A Redmi TV Soundbar aparecendo pela "metade do preço", como geralmente fica, já se torna um produto bem mais atrativo.

COMPRAR Xiaomi Redmi TV Bar Speaker 30W

Conseguindo investir R$ 400 ou menos nesse produto, coloca ele bem abaixo da média que encontramos aqui no Brasil, resultando numa opção bem interessante que pode compensar o investimento. É só importante manter as expectativas realistas - não dá pra esperar o máximo do som fazendo o mínimo do investimento.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.