Cartões SD e microSD: como escolher? Ensinamos neste vídeo!

A capacidade não é tudo que importa na escolha do seu cartão - entenda aqui o porquê

Você está procurando um cartão de memória microSD ou SD para sua câmera, celular ou drone e está confuso sobre qual modelo escolher? Não se preocupe, você não está sozinho. A nomenclatura e diferença dos modelos pode realmente ficar bem complicada sem nenhuma necessidade, então a gente preparou um artigo bem completo pra ajudar a galera a entender qual a melhor escolha para a sua necessidade. E agora trazemos uma versão em vídeo também!

Pra escolher o cartão formato SD ou microSD ideal pra você será necessário definir o modelo e a classe dele. Depois tem outras pequenas características que precisamos verificar, mas começa por aí, é o principal.

 

Capacidade

O modelo é o mais fácil de definir porque ele é determinado pela capacidade do cartão e isso, obviamente, é a primeira coisa que qualquer pessoa repara. O nome do modelo não importa muito pra você como usuário final, o que você precisa saber, mesmo, é a capacidade que seu dispositivo suporta, principalmente no caso de celulares. Essa não costuma ser uma informação difícil de encontrar, deve ter no manual ou no site oficial do produto. No caso dos smartphones costuma aparecer como “memória expansível até xGB”.

Continua após a publicidade

Mas definir a capacidade é só o começo na escolha do seu cartão. É igualmente importante saber a velocidade dele, porque é isso que define o tipo de uso que você pode ter com o cartão SD ou microSD.

 

Velocidade

Continua após a publicidade

Existem diversos selos que determinam a velocidade e a tecnologia do cartão. O mais comum é a "Classe", mostrado como um C com um número dentro.

Classe 2 - Suporta até 2 MB/s  de gravação sequencial
Classe 4 - Suporta até 4 MB/s de gravação sequencial
Classe 6 - Suporta até 6 MB/s de gravação sequencial
Classe 10 - Suporta até 10 MB/s de gravação sequencial 

A velocidade é importante pra definir o uso. Para filmar em FullHD armazenando diretamente no cartão, por exemplo, você precisa de no mínimo 6 MB/s, ou seja, um cartão de Classe 6.

08/04/2019 às 21:24
Artigo

Saiba como comprar cartão SD ou microSD corretamente de acord...

Para filmar, fotografar e utilizar aplicativos com melhor desempenho, fique atento a este artigo

Mas há ainda mais selos que explicamos em detalhe no vídeo, como o UHS, de velocidade de comunicação, e o V, que determina capacidade de vídeo. Também tem o selo de App Performance, para instalar apps diretamente no cartão. Quem quiser se aprofundar ainda mais em detalhes, pode conferir nosso artigo completo em texto também.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.