Tiramos da caixa a Q80T, TV QLED da Samsung voltada para o público gamer

TV [email protected] com baixíssimo input lag, 06 canais de áudio com som em movimento e FreeSync são alguns dos diferenciais

A linha de TVs 2020 da Samsung chegou ao Brasil em Junho e com ela foi lançada a Q80T, uma TV QLED 4K , que usa tecnologia de pontos quânticos e desenvolvida pensando no Playstation 5 e Xbox Series X, novos consoles que chegarão ainda esse ano. Com tela de 120Hz, tecnologia FreeSync, HDMI 2.1, som em movimento e motion plus, a Q80T traz um pacote de tecnologias e funcionalidades que promete transformar a experiência gamer em televisões.

Posicionada no segmento premium, a Q80T vem equipada com tecnologia Direct Full Array 8X com local dimming, dessa forma por trás de toda a tela está posicionada uma grade de LEDs que faz a retro iluminação dos pixels de forma direta e localizada, podendo ligar e desligar algumas áreas isoladamente de acordo com o conteúdo exibido, o que garante o que a Samsung chama de "contraste perfeito".

O brilho não deixa a desejar e apesar de a Samsung não ter divulgado um valor nominal, a TV é bastante clara o que possibilita sua instalação mesmo em ambientes muito iluminados, mantendo uma boa experiência, o que é uma ótima novidade para quem curte assistir filmes e séries em HDR, já que mais brilho permite melhores efeitos. Falando em HDR, a Q80T traz uma tela de 10-bits de cor com suporte a HDR10, HLG (formato usado pelo YouTube) e HDR10+, porém sem suporte a Dolby Vision.

Mas conforme mencionado anteriormente, é nos games que a Q80T se destaca. São diversas tecnologias que melhoram a experiência em games, como o refresh rate nativo de 120Hz e que pode ser ajustado dinamicamente através da tecnologia FreeSync (VRR), além do Modo Game que detecta automaticamente um dispositivo gamer, desabilitando alguns processos para baixar a latência, permitindo assim que o sinal chegue mais rápido do dispositivo de entrada (mouse, teclado, controle do videogame) até a tela e resultando em um input lag baixo e uma ótima fluidez no jogo, sem as famosas anomalias visuais causadas pela diferença entre o número de quadros que a placa gráfica consegue produzir e que a TV consegue processar / exibir.

Continua após a publicidade

Além disso, algumas tecnologias proprietárias da Samsung complementam as vantagens incorporadas do HDMI 2.1. O áudio de 60W utiliza tecnologia de som em movimento, distribuído em 6 canais (2.2.2) posicionados na parte posterior da tela, o que permite associar o som ao movimento na tela. Outra tecnologia proprietária e que o processador Quantum 4K presente neste modelo é o Motion Plus, que traz movimentos fluídos sem desfoque em cenas rápidas, evitando o famoso motion blur. Já a tecnologia Dynamic Black EQ permite mostrar mais detalhes em cenas escuras, o que pode ser de grande ajuda em jogos muito escuros.  

Não a toa a Q80T foi premiada na CES 2020 pela CTA (associação que organiza o evento) e por alguns veículos especializados como a TV mais inovadora na categoria de Jogos de 2020. No vídeo de hoje tiramos a Q80T da caixa e mostramos o que vem com o aparelho, bem como um panorama geral das tecnologias e funcionalidades presentes nesse modelo. Análise completa sai em breve!

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.