Como encontrar e instalar drivers no Windows 10 para corrigir problemas!

Depois de uma formatação ou atualização, pode ser que você precise reinstalar drivers

Já faz algum tempo publicamos um vídeo aqui no Mundo Conectado sobre como atualizar o seu Windows 7 para um Windows 10, procedimento que poderia ser feito do Windows 8 também. A maioria das pessoas conseguiu realizar o processo sem dificuldade, mas apareceram também alguns problemas de gente não conseguindo mais som no computador, ou não conseguindo se conectar mais à internet.

Esses podem ser problemas de drivers, então decidimos fazer um vídeo rápido mostrando o que você pode fazer. Fazer uma reinstalação ou atualização de driver é algo extremamente simples e é um problema comum nesses momentos depois de uma formatação, principalmente. Por isso fizemos um vídeo mostrando como fazer.

O que é um driver?

 

Continua após a publicidade

Existe uma infinidade de fabricantes e marcas de componentes para o computador, e mais um tanto de modelos e formatos pra esses componentes. O sistema operacional do seu computador, no caso o Windows, precisa saber qual componente exatamente você tem ali pra se comunicar direito com ele. E o driver é basicamente isso, um programa que faz essa comunicação entre seu hardware e o Windows.

10/11/2019 às 11:19
Vídeo

TUTORIAL: Veja como atualizar do Windows 7 para o Windows 10 ...

Mostramos num rápido vídeo como é simples de fazer para não deixar mais dúvidas!

Então o que acontece se você não tem o driver certo? O Windows não sabe que o componente está ali e não tem como usá-lo. Aí seu computador fica sem som, ou sem conseguir se conectar à internet, ou com o vídeo todo esquisito. São só alguns exemplos.

Continua após a publicidade

Como resolver? Instalando esses drivers, claro. É um processo muito fácil, mas pode ficar chatinho se você não estiver justamente conseguindo se conectar à internet, que é onde você vai encontrar todos os drivers necessários.

Minha dica é deixar o driver pra fazer a internet funcionar já baixado e guardado num pendrive, algum HD ou partição extra ou algo do tipo antes de fazer a formação ou atualização do PC. Mas por quê não demos essa dica naquele vídeo de atualização pro Windows 10 então? Porque esse processo não devia dar problema nos seus drivers, é apenas pra atualizar o computador e seguir funcionando de onde tinha parado. Se aconteceu algum problema é porque o Windows que pisou na bola mesmo, então esse vídeo também vai te ajudar a corrigir.

Diferença de notebook e PC

 

Vamos finalmente ao “como fazer” e aqui varia um pouco de notebook pra PC. O notebook você compra pronto, montado, então você consegue ir no site do fabricante, encontrar o modelo certinho do seu notebook e baixar o pacote de drivers dele na maioria dos casos. Aí, depois de formatar ou atualizar, se aparecer qualquer problema desse tipo, é só instalar o pacote completo que já vai corrigir tudo. E claro, se estamos falando de uma formatação, você precisa guardar esses drivers num pendrive, porque o computador vai ser formatado né.

Indo para o PC fica um pouquinho mais chato porque já pode ser que você tenha os componentes mais variados. Mas ainda vai ser bem fácil pra maioria das pessoas.

Isso porque a maioria das pessoas usa as tecnologias de internet e de áudio da própria placa-mãe, fica tudo num pacote só também. Você só vai precisar encontrar o modelo exato da sua placa-mãe e fazer o mesmo processo como se fosse do notebook, ir no site e baixar o pacote de drivers para instalar depois da formatação.

Em alguns casos mais raros, pode ser que você tenha uma placa de rede dedicada que tenha comprado, ou uma placa de áudio separada pra ter um som mais legal. Aí vai ter que ir no modelo exato dessa placa extra e baixar o driver dela no site oficial.

CPU-Z e placas de vídeo dedicadas

 

Um jeito muito fácil de ver tudo isso no PC e encontrar os modelos exatos dos seus componentes para procurar pelos seus drivers. É só usar o CPU-Z, um programa completamente gratuito e muito leve. Depois de baixar e instalar, é só abrir o software que ele vai mostrar uma lista muito detalhada dos seus componentes de hardware.

Em casos menos raros, tem muita gente que tem uma placa de vídeo dedicada também. Aí é importante baixar os drivers delas também pra deixar atualizado, mas nesses casos muitas vezes a própria placa já vem com programas pra fazer isso pra você que aparecem quando instala pela primeira vez e tal, e o pessoal já deve estar mais ligado. Estamos falando do GeGorce Experience, da Nvidia, e do Adrenalin Software, da AMD.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.