A polêmica do TikTok: entenda as preocupações em torno do app e seus dados pessoais!
Spyware? Vulnerável? Ou apenas mais uma rede social? Explicamos neste vídeo
Por bem ou por mal, o TikTok tem dado o que falar desde que começou a quarentena. O app já vinha numa popularidade crescente, mas com o número imenso de jovens entediados em casa, tivemos um boom no número de usuários da plataforma de vídeos curtos. Com esse grande aumento, veio também cada vez mais preocupações sobre o app estar espionando as pessoas, violando a privacidade, etc.
Isso acontece com qualquer app que vira o centro das atenções, começaram a surgir os alertas contra o TikTok. Foram descobertas vulnerabilidades que poderiam ser aproveitadas por hacker mal intencionados, além de comportamentos de monitoramentos que foram considerados incomuns. O app chegou a ser chamado de um “spyware”.
Um spyware, será?
Então aqui cabe fazer um primeiro comentário muito importante. Não temos como falar de especulação e rumores. Vamos focar no que foi provado e há de fato até agora.
E o fato é que não há provas, até o momento dessa gravação, de que o TikTok seja um spyware. O app realmente teve vulnerabilidades e comportamentos de monitoramento estranho, mas isso não é diferente de qualquer outro app de rede social que você já esteja acostumado. Até o Windows vive mostrando vulnerabilidades, como já relatamos aqui diversas vezes.
A respeito do recolhimento de dados, é assim que funcionam todas as redes sociais. Elas existem justamente para recolher seus dados, esse é o objetivo, é assim que elas ganham dinheiro. Se você se preocupa muito com a privacidade, não faz sentido ter rede social nenhuma, na verdade. Já são plataformas que servem justamente pra compartilhar sua vida pessoal com os outros, e elas recolhem seus dados de navegação enquanto isso.
Então qual é o negócio do TikTok? Por que ele foi banido na Índia, por que tantas empresas dos EUA também baniram seu uso e o próprio Trump quer proibir o app no país? Resposta simples: porque o app é chinês. Ele tem autoria da ByteDance, uma empresa com funcionários no mundo todo, mas sede na China.
Donald Trump assina ordens executivas que podem banir TikTok ...
Os aplicativos podem ser banidos em 45 dias caso eles não sejam vendidos
O fato é que colhendo tantos dados constantemente das pessoas e traçando perfis de populações, as redes sociais já provaram que conseguem exercer um poder que impacta até nas forças democráticas de um país. O caso do Facebook com a Cambridge Analytica é um ótimo exemplo disso.
Existe uma preocupação real entre autoridades contra uma empresa chinesa conseguir o mesmo tipo de poder. A China tem se colocado como uma oposição não só ideológica, mas também econômica contra os EUA, então o país e seus apoiadores se preocupam com esse crescimento.
A principal preocupação é que o governo chinês poderia pressionar a ByteDance a fornecer os dados que conseguiu de seu usuário - não seria a primeira vez que eles fazem isso. A empresa já declarou que respeita os dados de seus usuários e que não os cederia dessa maneira, mas aí vai da confiança de cada um.
O consenso atual então, com as informações que temos comprovadas mesmo, é esse: o TikTok não parece te espionar mais do que qualquer outro app social. Então, no fim, a sua decisão pessoal fica em cima das empresas que você confia pra ter esse tipo de informação. Mas pode ser que o TikTok acabe mudando de empresa, se a Microsoft conseguir comprar o app.