TUTORIAL DO WINDOWS INSIDER: O que é e como participar?

Explicamos o programa da Microsoft que permite receber udpates antecipados do Windows!

A gente já mencionou o programa Windows Insider em diversos de nossos posts e vídeos, então é justo reservar um tempo para fazer um vídeo rápido e explicar o que, afinal, é esse programa e, pra quem estiver interessado, como participar.

A explicação é simples. O programa Windows Insider é uma iniciativa da Microsoft pra que os fãs mais engajados da plataforma possam usar versões do sistema operacional ainda numa fase de testes e oferecer feedback sobre o que acharam dos recursos sendo implementados e avisar de bugs ou outros problemas que encontrarem. Basicamente é um jeito para trabalhar como beta tester para a empresa, mas sem remuneração, claro. Teoricamente, a vantagem para os interessados é experimentar versões novas do Windows antes de todo mundo, antes da versão final delas ser distribuída pelo update automático e tal.

E como, então, participar? O primeiro passo é saber inglês. Realmente seria complicado participar do programa sem entender pelo menos um pouco do idioma, porque as instruções do site e muito do processo de feedback depois são feitos em inglês.

02/07/2020 às 09:44
Notícia

Microsoft anuncia novo design do menu Iniciar do Windows 10 e...

Novo design foi introduzido na versão disponibilizada para os participantes do Programa Windows Insider

Continua após a publicidade

O segundo passo é ir ao site oficial, onde você pode se registrar no programa, mas antes tem que se logar com uma conta da Microsoft. Quando estiver logado você clica em registrar e segue os passos seguintes.

Durante o processo você vai precisar escolher um “canal” pra participar. A ideia é separar os usuários pelo nível de conhecimento técnico deles. Assim, você pode ser um insider mesmo sem entender muito de software e instalação e, ao mesmo tempo, o pessoal com um conhecimento mais avançado de programação pode aproveitar o que sabe pra testar versões ainda menos finalizadas do Windows.

Dev Channel

Continua após a publicidade

Para desenvolvedores e programadores. Recebe as versões mais incompletas do Windows, em que os devs da Microsoft estão trabalhando em tempo real, e tem que ter segurança pra se virar se o sistema der algum crash ou bug que trave a usabilidade padrão.

 

Beta Channel

O canal do “meio”, que recebe versões do Windows prontas para beta teste. Elas devem estar bem mais finalizadas do que no canal para devs e se apresentarem bugs, nada que simplesmente quebre o sistema. Aqui as versões já estão bem próximas do que vai ser lançado ao público em geral.

 

Release Preview Channel

Nesse canal você recebe versões basicamente finalizadas das atualizações do Windows, apenas um pouco antes do lançamento mainstream delas.

Você pode sair do programa a qualquer momento que quiser e voltar para as versões padrão do Windows 10.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.