TUTORIAL DO WINDOWS INSIDER: O que é e como participar?
Explicamos o programa da Microsoft que permite receber udpates antecipados do Windows!
A gente já mencionou o programa Windows Insider em diversos de nossos posts e vídeos, então é justo reservar um tempo para fazer um vídeo rápido e explicar o que, afinal, é esse programa e, pra quem estiver interessado, como participar.
A explicação é simples. O programa Windows Insider é uma iniciativa da Microsoft pra que os fãs mais engajados da plataforma possam usar versões do sistema operacional ainda numa fase de testes e oferecer feedback sobre o que acharam dos recursos sendo implementados e avisar de bugs ou outros problemas que encontrarem. Basicamente é um jeito para trabalhar como beta tester para a empresa, mas sem remuneração, claro. Teoricamente, a vantagem para os interessados é experimentar versões novas do Windows antes de todo mundo, antes da versão final delas ser distribuída pelo update automático e tal.
E como, então, participar? O primeiro passo é saber inglês. Realmente seria complicado participar do programa sem entender pelo menos um pouco do idioma, porque as instruções do site e muito do processo de feedback depois são feitos em inglês.
Microsoft anuncia novo design do menu Iniciar do Windows 10 e...
Novo design foi introduzido na versão disponibilizada para os participantes do Programa Windows Insider
O segundo passo é ir ao site oficial, onde você pode se registrar no programa, mas antes tem que se logar com uma conta da Microsoft. Quando estiver logado você clica em registrar e segue os passos seguintes.
Durante o processo você vai precisar escolher um “canal” pra participar. A ideia é separar os usuários pelo nível de conhecimento técnico deles. Assim, você pode ser um insider mesmo sem entender muito de software e instalação e, ao mesmo tempo, o pessoal com um conhecimento mais avançado de programação pode aproveitar o que sabe pra testar versões ainda menos finalizadas do Windows.
Dev Channel
Para desenvolvedores e programadores. Recebe as versões mais incompletas do Windows, em que os devs da Microsoft estão trabalhando em tempo real, e tem que ter segurança pra se virar se o sistema der algum crash ou bug que trave a usabilidade padrão.
Beta Channel
O canal do “meio”, que recebe versões do Windows prontas para beta teste. Elas devem estar bem mais finalizadas do que no canal para devs e se apresentarem bugs, nada que simplesmente quebre o sistema. Aqui as versões já estão bem próximas do que vai ser lançado ao público em geral.
Release Preview Channel
Nesse canal você recebe versões basicamente finalizadas das atualizações do Windows, apenas um pouco antes do lançamento mainstream delas.
Você pode sair do programa a qualquer momento que quiser e voltar para as versões padrão do Windows 10.