CHROME vs MEMÓRIA RAM - O uso da memória pelo Chrome e o que fazer pra melhorar!

Rodamos testes sintéticos nos navegadores mais usados do mundo e damos nossa opinião

Todo mundo sabe que o Google Chrome é meio “fominha” com a memória do seu computador. A fama do navegador com isso virou até meme, sobre o Chrome acaba com sua RAM. Mas e aí, essa fama toda é justificada ou um exagero? O Chrome consome mesmo toda sua RAM? Vamos responder algumas perguntas sobre o uso de memória pelo navegador neste vídeo!

Vamos começar pelo básico. Em primeiro lugar, é verdade ou não que o Chrome usa muita memória RAM? Sim, é verdade. O navegador puxa uma boa quantidade de memória para funcionar. Mas vamos parar pra entender porque ele usa essa memória toda e o que podemos fazer pra diminuir a intensidade desse uso.

Abas "isoladas"

Continua após a publicidade

O primeiro motivo é uma função automática do navegador que “isola” cada uma das abas e páginas que você tem abertas. Esse é um recurso interessante pra evitar que o travamento de uma única aba faça o navegador todo parar de funcionar. Assim você não perde o que estava fazendo nas outras abas, quem já usou algum navegador sem isso sabe como pode ser frustrante não ter essa função.

Mas, pra fazer isso, o Chrome precisa da sua RAM. E quanto mais abas você tiver abertas, mais memória o navegador vai precisar.

"Pré-renderização" e Extensões

Outra função automática do Chrome é a de “pré-renderização”. O navegador tenta “adivinhar” qual a próxima página que você vai abrir e já vai carregando ela pra sua navegação ficar mais rápida. São previsões simples. Se você está lendo um artigo que tem várias páginas, por exemplo, com um botão “próxima”, ele já vai carregando essa próxima página. E isso consome RAM.

Continua após a publicidade

Por fim, tem as extensões, que são terra de ninguém. Existem milhares de extensões na loja do Chrome e um bom tanto delas são até maliciosas, que ficam colhendo informações da sua navegação e até dados pessoais. Extensões também vão consumir a memória do seu sistema.

A questão da usabilidade

Então é isso que eu quis dizer com a “culpa é sua”. Não adianta você ter um sistema com memória RAM limitada, como alguns notebooks que são vendidos com 4GB, e tentar ficar com 30 abas abertas no Chrome, instalando 20 extensões. Obviamente o navegador vai começar a ocupar quase todo sua memória, mas ele só está fazendo o que você está pedindo pra ele fazer.

O que você, como usuário, pode fazer? O primeiro passo é repensar sua usabilidade. Você pode tentar abrir menos abas de uma vez, tentar se lembrar de fechar tudo de vez em quando e manter suas extensões em dia, desinstalando o que não usa mais. Uma coisa bacana que pode ajudar é que o Chrome tem um gerenciador de tarefas próprio, que você pode acessar indo nas ferramentas ou apenas apertando Shif+Esc. Dá pra ver direitinho todas as abas abertas e extensões, e verificar o que tá consumindo mais memória e do que você pode se livrar. Você pode considerar também usar outro navegador, claro.

Outras opções

Além disso, temos notícias recentes sobre uma nova atualização do Windows 10 que vai ajudar o Chrome a usar menos RAM. Em termos de números, estão falando numa diminuição de até 27% no tanto que ele ocupa pra funcionar, o que é um número expressivo.

12/05/2020 às 18:30
Vídeo

Edge vs Chrome vs Safari vs Opera vs Firefox - qual é o mais ...

Rodamos testes sintéticos nos navegadores mais usados do mundo e damos nossa opinião

E por fim, vale a pena conferir outros navegadores, nós temos um vídeo interessante mostrando como é o desempenho do Chrome junto com outros disponíveis e de maior sucesso, Edge Chromium, Firefox, Opera e Safari. Temos um comparativo entre os navegadores e um vídeo sobre o Brave!

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.