DOLBY VISION: tudo sobre o HDR que transforma a qualidade de imagem da sua TV

Tecnologia traz mais cores e níveis de contraste e áreas de brilho mais intenso, resultando em imagens mais vibrantes

O surgimento do HDR trouxe a maior evolução na qualidade de imagem nos últimos anos. A tecnologia eleva o alcance dinâmico e exibe imagens com maior contraste e mais detalhes nas áreas de sombra de uma imagem, maior brilho nas áreas de highlights e cores mais vibrantes. Se o HDR é um grande salto frende ao SDR (alcance dinâmico padrão), o Dolby Vision, HDR dinâmico da Dolby,  eleva ainda mais a barra e traz especificações que permitem a exibição de ate 68  bilhões de cores, com 10.000 nits de brilho (em picos) e ajustes dos parâmetros de HDR (contraste, brilho e cores) quadro a quadro, como se fossem fotografias.
 
Ok, muitas das vantagens do Dolby Vision frente ao seu maior competidor, o HDR10+, são vantagens teóricas, já que os parâmetros do Dolby Vision vão além do que as telas comerciais são capazes de exibir atualmente, porém isso demonstra que esse é um formato HDR muito mais preparado para o futuro. Voltando para o presente, Dolby Vision é o queridinho de Hollywood e a grande maioria dos conteúdos em HDR dinâmico são compatíveis com o formato da Dolby, em detrimento ao formato da Samsung.

Nesse vídeo, além de explicar as vantagens do Dolby Vision, trazemos os principais formatos de HDR do mercado, as diferença entre HDR estático e dinâmico, seus empregos, vantagens, equipamentos (TVs e celulares) com suporte a tecnologia e serviços de Streaming compatíveis. 

Alerta de spoiler: Netflix, Apple TV+ e Disney+ elegeram Dolby Vision para os seus serviços de streaming e já são centenas de filmes e série compatíveis. Já o Prime Vídeo e Google Play Filmes estão do lado do HDR10+. LG de um lado, Samsung do outro. E você? Já testou Dolby Vision, ou HDR10+? Deixe sua opinião nos comentários.

E caso prefira ler sobre o assunto, temos um artigo completo sobre Dolby Vision aqui no site.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.